Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S584-S585 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S584-S585 (October 2022)
Open Access
IMPACTOS E DESAFIOS NA IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO TRANFUSIONAL DE ENFERMAGEM EM HOSPITAL ESPECIALIZADO NO TRAUMA: ANÁLISE DE UMA DÉCADA
Visits
384
VDD Nascimentoa,b, FWRD Santosa, LBG Aguiara, JDD Nascimentob, MCS Silvaa
a Instituto Dr. José Frota (IJF), Fortaleza, CE, Brasil
b Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Descrever os impactos e desafios na implantação do processo transfusional de enfermagem em hospital público especializado em trauma e alta complexidade.

Métodos

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no Instituto Dr. José Frota (IJF), Fortaleza, Ceará.

Resultados e Discussão

A implantação do processo transfusional com atuação do enfermeiro iniciou no primeiro semestre de 2011. Foram realizadas ações de capacitação teórica e prática durante dois meses, ministrada pela coordenação do serviço transfusional. A estratégia de capacitação, com duração de 40 horas/aula, mobilizou profissionais de enfermagem do IJF e do Hemocentro coordenador do Ceará. As ações tinham como objetivo a qualificação dos profissionais para realização do ato transfusional seguro, além do acompanhamento prático em hemotransfusão, em conformidade com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) n°. 306/2006, vigente à época. No segundo semestre de 2011, foi implementada Portaria do Munícipio n°776/2011, ressaltando a atuação do enfermeiro em hemoterapia, estabelecendo a responsabilidade da transfusão pelo enfermeiro do IJF. Essa ação gerou inquietação e insegurança de alguns profissionais de enfermagem. Apesar das capacitações e do acompanhamento prático em hemotransfusão, o IJF suspendeu o processo transfusional realizado por enfermeiros; e retornou a implementar essa estratégia em janeiro de 2013, sob nova gestão institucional. Em 2015, implantou-se o uso da Recuperação Intraoperatória de Sangue (RIOS), em cirurgias eletivas da traumatologia e neurocirurgia, sob responsabilidade do enfermeiro coordenador do serviço de hemoterapia do IJF, em seguida, expandiu-se o uso da tecnologia para o cenário emergencial do trauma em 2016, com grande aceitação das equipes cirúrgicas no método de conservação do sangue no intraoperatório. Em 2017, pela primeira vez, o Núcleo Transfusional do IJF teve uma enfermeira na coordenação, anteriormente exercido exclusivamente por médicos hematologistas e hemoterapeutas, fato inédito no histórico de 85 anos de existência da instituição, contribuindo com o protagonismo da enfermagem em serviços de hemoterapia no Ceará. Nesse mesmo ano, introduziu-se na instituição um dos principais protocolos transfusionais de emergência “Protocolo de Transfusão Maciça - PTM”, sob coordenação do Núcleo Transfusional e Comitê Transfusional Hospitalar – CTH. Em outubro de 2018, constituiu-se uma equipe de enfermeiros do trauma para atuação no gerenciamento de pacientes com choque hemorrágico, no manejo de tecnologias inovadoras, sendo o primeiro serviço público do Estado com esse modelo de gestão no atendimento emergencial ao trauma. Essa atuação, oportunizou a validação de um protocolo sobre o processo de enfermagem aos pacientes com risco de choque hemorrágico, contribuindo para atualização da Resolução do COFEN em Hemoterapia (n°. 629/2020).

Conclusão

A implantação do processo transfusional para a enfermagem foi desafiador, porém, proporcionou saberes e habilidades técnicas para uma assistência de qualidade e segura nas etapas do ato transfusional, favorecendo o protagonismo da categoria na coordenação e participação em serviço de hemoterapia, manejo de tecnologias inovadoras e na condução de protocolos institucionais, voltados ao manuseio da hemorragia grave, colaborando com oportunidades de nova atuação do enfermeiro na assistência hemoterápica, em situações emergenciais relacionados ao trauma.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools