Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S320-S321 (October 2021)
Vol. 43. Issue S1.
Pages S320-S321 (October 2021)
Open Access
FREQUÊNCIA DE DETERMINADOS ANTÍGENOS ERITROCITÁRIOS E FENÓTIPOS RAROS ENCONTRADOS EM DOADORES DE SANGUE DO HEMOCENTRO REGIONAL DE SANTA MARIA
Visits
2079
FZ Limaa,b, PG Schimitesa,b, RP Lorentzb,c, SC Corrêab,c, MT Guedesb,c, AL Muraria,b
a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
b Hemocentro Regional de Santa Maria (HEMOSM), Santa Maria, RS, Brasil
c Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria, RS, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Objetivos

Analisar a frequência dos antígenos eritrocitários em doadores de sangue doHemocentro Regional de Santa Maria (HEMOSM), em Santa Maria-RS, e o número dedoadores que possuem fenótipo Duffy a(-) e b(-).

Material e métodos

Trata-se de umestudo observacional retrospectivo realizado pela coleta de dados dos arquivos doLaboratório de Imunohematologia do HEMOSM referente ao período dezembro de 2018 atéjunho de 2021.

Resultados

No período foi realizada a fenotipagem de 400 doadores, asseguintes percentagens de presença do antígeno: P1 (79%), Lea (3%), Leb (73%), Lua (8%), Lub (99%), k (100%), Kpa (2%), Kpb (100%), Jka (77%), Jkb (72%), M (81%), N (68%), S (53%), s (88%), Fya (54%) e Fyb (75%). Em 6% (n = 24) dos doadores foiencontrada a ausência simultânea dos antígenos a e b do Sistema Duffy – Fy(a-b-).

Discussão

Atualmente, mais de 300 antígenos eritrocitários já foram descobertos,sendo classificados em sistemas de grupos sanguíneos. Adquiridos através da herançagenética, a presença ou ausência de antígenos eritrocitários é considerado parâmetroessencial na busca por configurações antigênicas que não sejam capazes de sensibilizaros receptores, ou seja, induzir a aloimunização, situação que pode acontecer inclusive emcasos de provas cruzadas compatíveis. Por mais que exista uma ampla variabilidadegenética, alguns fenótipos ou determinados antígenos eritrocitários e suas combinaçõespodem ser mais difíceis de serem encontrados na população, logo, demonstrando-se assimcomo fenótipos raros. A ausência simultânea dos antígenos Fya e Fyb possui baixaprevalência em caucasianos e alta prevalência na raça negra. A população de Santa Maria (RS, Brasil), conforme dados estatísticos do ano de 2010 contabilizava cerca de 5% de suapopulação da raça negra.

Conclusão

A prevalência do fenótipo Duffy nesse estudoencontra-se dentro dos dados descritos na literatura. Apesar da legislação brasileira nãoexigir a realização da pesquisa de todos os antígenos eritrocitários citados neste estudo,esta prática é fundamental para o conhecimento da prevalência fenotípica dos habitantesda região que pode vir a facilitar o encontro de um doador compatível. Sendo assim, autilização de hemocomponentes fenotipados tende a reduzir o risco de aloimunizações ereações transfusionais. Estudos de prevalência de fenótipos eritrocitários podem a longoprazo induzir a geração de um sistema operacional a nível nacional onde possa ocorrer acompilação de dados de doadores fenotipados no Brasil.

Full text is only available in PDF
Download PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools