Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S312-S313 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S312-S313 (October 2022)
Open Access
EXPERIÊNCIA DE UM SERVIÇO PÚBLICO DE PORTO ALEGRE-RS COM OS PRIMEIROS PACIENTES SUBMETIDOS AO TRANSPLANTE DE CÉLULAS TRONCO HEMATOPOIÉTICAS
Visits
410
PR Menegotto, T Soares, A Santin, D Eckert, I Hackner, K Fassina, KT Morsch, L Lindenmeyer, M Capra
Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

O transplante de células tronco hematopoiéticas (TCTH) é uma modalidade de tratamento para diversas doenças hematológicas. O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) possui atendimento 100% SUS e uma longa tradição no atendimento de patologias onco-hematológicas. No entanto, apenas em dezembro de 2021 foi iniciado o programa de TCTH. Esse estudo busca caracterizar os pacientes que realizaram o TCTH autólogo no HNSC até o momento.

Material e métodos

Estudo descritivo que apresenta os dados dos primeiros pacientes submetidos ao TCTH, avaliados de acordo com os instrumentos padrões utilizados na unidade de hematologia do HNSC.

Resultados

Desde dezembro de 2021, já foram realizados oito TCTH autólogos. Todos os pacientes foram previamente avaliados e acompanhados pela equipe multidisciplinar composta por médico especialista em transplante, enfermeira, farmacêutica, fisioterapeuta, nutricionista, odontóloga, psicóloga e assistente social, além da equipe da hemoterapia, responsável pela coleta e armazenamento das células tronco hematopoiéticas (CTH). Todos os pacientes tinham diagnóstico de mieloma múltiplo, sendo que a média de idade foi de 61 anos (43-70 anos). Apenas um paciente foi avaliado como desnutrido leve e todos os demais foram avaliados como eutróficos segundo ASGPPP. A média de IMC foi de 29.77 kg/m2. Na avaliação de força muscular, realizada por dinamometria, a média para mulheres (n = 2) foi de 19 KgF para membro dominante e para homens (n = 6) foi de 37,5 KgF para membro dominante (valor de normalidade por idade de 27,05 KgF para mulheres e 47,9 KgF para homens), sendo todos os pacientes com dominância no membro direito. Destes oito pacientes, apenas um não apresentava nenhuma comorbidade, enquanto os demais apresentavam pelo menos uma doença prévia, sendo a mais prevalente a hipertensão arterial sistêmica (n = 5). Todos os pacientes apresentaram ECOG 1 ou 2 no pré-transplante. A mobilização se deu de forma ambulatorial/domiciliar com filgrastima 15 mcg/kg por cinco dias e a coleta de CTH foi realizada com o equipamento de aférese Spectra Optia. Cinco desses pacientes alcançaram o alvo de 2 × 106 CD34+células/kg em apenas um dia de coleta, sendo que a média infundida de células CD34+ foi 3,5 × 106/kg (2,4 - 5,6 × 106/kg). Três pacientes utilizaram o protocolo de condicionamento com Melfalano 200 mg/m2, enquanto o restante utilizou 140 mg/m2, devido à idade. A infusão a fresco ocorreu dentro 48h da coleta das CTH em cinco dos oito pacientes. O tempo médio de internação foi de 16,5 dias e a pega da medula ocorreu em 10,1 dias, em média. As complicações mais frequentes decorrentes do procedimento foram a mucosite (grau 1, n = 2; grau 2, n = 4; grau 3, n = 1; CTCAE v5.0), neutropenia febril (grau 3, n = 8; CTCAE v5.0) e diarreia (grau 1, n = 5, grau 2, n = 3; CTCAE v5.0). Um paciente apresentou choque séptico, sendo transferido à unidade de terapia intensiva, com recuperação e retorno à unidade de internação em 4 dias.

Discussão

Os dados dos primeiros oito pacientes que realizaram TCTH autólogo até o momento demonstram que o procedimento foi bem sucedido, com resultados similares aos demonstrados na literatura.

Conclusão

O protocolo de TCTH autólogo utilizado no HNSC apresenta bons resultados, com baixa morbidade e sem nenhum caso de morte relacionada, auxiliando pacientes com mieloma múltiplo usuários do SUS.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools