Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S367 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S367 (October 2022)
Open Access
DESCARTE DE BUFFY-COAT NO HEMOCENTRO REGIONAL DE SOBRAL NO PERÍODO DE 2019 A 2022
Visits
441
FN Cavalcante, FRAF Gomes, MSC Araujo, AKA Arcanjo, EB Vasconcelos, ANB Costa, MMA Fernandes, A Cabral, DS Aragao, AMR Pinheiro
Hemocentro Regional de Sobral, Sobral, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo(s)

Avaliar e comparar “Índice de Descarte de Buffy Coat (BC)”no período de 2019 a 2022.

Materiais e métodos

Foi realizado estudo transversal, comparativo a partir de dados do Sistema Indicah - Sistema de Gestão de Indicadores do Hemoce, no período de janeiro do ano de 2019 a junho de 2022, no indicador “Índice de descarte de buffy coat”.

Resultados

O “Índice de descarte de buffy coat”, processo do Laboratório de Processamento, mostra a quantidade de BC descartados a partir do número de bolsas produzidas. Os resultados anuais foram: 2019: 13,57%; 2020: 11,04%; 2021: 8,51% e até 06/2022: 4,25%.

Discussão

Na rotina dos hemocentros, a produção de plaquetas, pode ser realizada através de três métodos: obtenção por aférese, plasma rico em plaquetas (PRP) e camada leucoplaquetária (buffy coat-BC). Para obtenção de plaquetas através do buffy coat volume do sangue total deve estar entre 430 e 495 ml. Utiliza-se extratores automatizados de plasma e uso de bolsas top and bottom. O sangue total é submetido à centrifugação, visando à separação da camada leucoplaquetária. O plasma é transferido para uma bolsa-satélite, pela saída superior (top) da bolsa e o concentrado de hemácias é extraído pela saída inferior (bottom) da bolsa. O buffy coat permanece na bolsa original, e após repouso (overnight), formam-se grupos de acordo com ABO/RH, por metodologia estéril, seguido de centrifugação e transferência das plaquetas para uma bolsa-satélite, sendo armazenadas em pool . Este método possibilita a redução de leucócitos em aproximadamente 90%. O indicador de índice de descarte de buffy coat alcançou a meta nos anos em estudo, observando-se um importante queda nos resultados, evidenciada por ações positivas do setor de processamento do Hemocentro para reduzir o descarte do produto e consequentemente aumentar a disponibilidade deste para produção de concentrados de plaquetas pelo método de buffy coat. Dentre as principais ações, vale ressaltar, a validação do transporte de sangue total na Hemorrede e o ajuste do horário da liberação dos resultados do grupo sanguíneo ABO/Rh pelo setor de Imuno-hematologia.

Conclusão

Os resultados demonstram redução gradativa no descarte de BC entre os períodos citados, o que otimiza a produção de concentrados de plaquetas buffy coat (CPBC), melhorando o estoque do hemocomponente na Hemorrede e proporcionando um suporte adequado aos pacientes atendidos por este Hemocentro.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools