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Vol. 46. Issue S4.
HEMO 2024
Pages S1200 (October 2024)
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DE PICASSO A PEDRO AMÉRICO: ENSINANDO A HEMOSTASIA SECUNDÁRIA ATRAVÉS DE PINTURAS CLÁSSICAS
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LFB Botelho
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil
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Vol. 46. Issue S4

HEMO 2024

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Introdução

O ensino da fisiologia da hemostasia é um desafio nos cursos de graduação de saúde. Por ser um tema de natureza eminentemente teórico com grande densidade de conteúdo e necessidade de memorização, há uma natural aversão pela maioria dos estudantes. O uso de metodologias e atividades lúdicas podem facilitar o processo de aprendizagem. O trabalho objetivou a descrição do processo de hemostasia a partir da correlação com obras artísticas utilizando, assim, de mecanismos associativos para maior efetividade na assimilação do conteúdo proposto. Promove ainda a inclusão de conhecimentos artísticos no estudo de temas médicos.

Materiais e métodos

Foram selecionadas pinturas de artistas famosos de várias escolas e épocas que pudessem ser associadas com as etapas da hemostasia secundária e depois construído um memorial descritivo da “pinacoteca da hemsotasia primária”.

Resultados

As obras selecionadas foram: “Guernica”de Pablo Picasso, “Duas mulheres correndo na praia”de Pablo Picasso, “Abapuru”de Tarsila do Amaral, “O grito de Ipiranga”de Pedro Américo, “Rosa e Azul”de Pierre-Auguste Renoir, “Mãe e filho na praia”de Pablo Picasso, “A liberdade guiando o povo”de Eugene Delacroix. Após selecionadas as obras, foi confececionada uma apresentação de “slides” com explicações das etapas da hemostasia secundária usando as pinturas como referência para ser utilizada nas aulas teóricas sobre o tema.

Discussão

A pinacoteca da hemostasia secundária é uma abordagem inédita no ensino da fisiologia da hemostasia na graduação de medicina. A aceitação do tema pelos alunos é excelente permitindo, não apenas uma melhor aprendizagem do conteúdo hematológico, como fomentar o interesse em arte e cultura de uma forma leve.

Conclusão

Uso de atividades lúdicas podem ser grandes aliadas no ensino da hemostasia.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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