Objetivos: Relatar a experiência dos membros da Liga Acadêmica de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (Hemoliga), da Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro (EMC), vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), desde sua fundação, em dezembro de 2019, até sua atuação durante o período de isolamento social. Material e métodos: Foram organizados encontros semanais pelos orientadores e discentes da Hemoliga, para a comunidade científica, realizados na plataforma Google Meets, com inscrição prévia por meio do Google Forms. As aulas foram síncronas, gratuitas, com limite de 250 inscritos, por limitação da plataforma, e com aproximadamente 2 horas de duração. Os temas abordados abrangeram anemias carenciais, anemia de doença crônica, introdução à coagulação, introdução à trombofilia, introdução aos linfomas, coagulopatias adquiridas e hereditárias e trombofilias na gestação. A divulgação foi feita pelas redes sociais Instagram, Facebook e Whatsapp. O Instagram também foi utilizado para exposição de conteúdos na área de Hematologia. Resultados: As aulas tiveram média de 135 inscritos – 19,89% de fora do Rio de Janeiro (187) – e de 85 presentes. Houve possibilidade de interação dos discentes em todas as atividades por meio de perguntas sobre o conteúdo apresentado. Apesar de os temas abordados serem voltados para estudantes de medicina, também ocorreu participação de alunos de outros cursos da área da saúde. Além das aulas citadas, a Hemoliga, junto a outras ligas da Universidade, também compôs o grupo de estruturação do “I Curso Interligas da UNIRIO – Análise de Exames Laboratoriais”e contribuiu com a elaboração ativa de duas aulas, sobre interpretação do hemograma e sobre interpretação de coagulograma. No Instagram, os conteúdos divulgados tiveram, em média, alcance de 308 pessoas, com máximo de 330 perfis e mínimo de 272. Discussão: A Hemoliga é a primeira liga exclusivamente de hematologia entre as universidades públicas do estado do Rio de Janeiro. Sua fundação foi extremamente positiva, pois permitiu maior aprofundamento dos alunos de medicina na área de hematologia. A liga também proporcionou o desenvolvimento de habilidades de gestão, organização de eventos e trabalho em equipe. A comunidade acadêmica se mostrou receptiva às aulas remotas realizadas pela liga e o formato de ensino on-line não inibiu as interações dos discentes com os professores. Apesar da recente fundação da liga, a adesão às atividades superou expectativas. Aulas cujos temas eram próximos do cotidiano do público leigo tiveram um maior número de inscritos e participantes, como foi o caso da aula de anemias carenciais. Conclusão: Devido à paralisação da EMC durante a pandemia de COVID-19, o ensino por via remota foi estimulado, apesar de as aulas on-line não serem características dos cursos de saúde. A adesão a essa modalidade foi muito positiva, visto que, inclusive, estudantes de outros estados do Brasil puderam participar devido à ausência de impedimento geográfico. Por fim, a atuação da liga durante esse momento excepcional foi essencial aos estudantes para a manutenção de uma rotina de estudos e para proporcionar um momento de interação entre os alunos, mesmo com a suspensão das aulas letivas do currículo obrigatório da UNIRIO. Com isso, tal interação trouxe benefícios tanto acadêmicos, quanto psicológicos para os discentes.
The Impact Factor measures the average number of citations received in a particular year by papers published in the journal during the two preceding years.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2022
CiteScore Percentile indicates the relative standing of a serial title in its subject field.
See moreSRJ is a prestige metric based on the idea that not all citations are the same. SJR uses a similar algorithm as the Google page rank; it provides a quantitative and qualitative measure of the journal's impact.
See more