Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S514 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S514 (October 2022)
Open Access
AUTOMATIZAÇÃO DO CONTROLE E REGISTRO DE TEMPERATURAS DA CADEIA DO FRIO ATRAVÉS DO SISTEMA INFORMATIZADO ELIPSE E3/ VERSÃO 4.6.162
Visits
434
MT Garcia, AM Rosa, APA Reche, AA Moura, G Zucchetti, JPM Franz, L Sekine
Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

O controle da temperatura dos equipamentos que compõem a cadeia do frio é fundamental para garantir a conservação adequada dos hemocomponentes refrigerados e congelados, visto que faixas de temperatura fora do range estabelecido podem afetar a qualidade e as funções biológicas dos hemocomponentes. O Serviço de Hemoterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) por muito tempo realizou o controle e registros de temperatura em formulários de forma manual. Nosso objetivo foi avaliar de que forma a introdução de um sistema informatizado pode contribuir otimizando o tempo de execução das atividades pelos colaboradores, garantindo que o armazenamento ocorra nas condições ideais e assegurando a realização do armazenamento de todos os dados de temperatura.

Material e métodos

No ano de 2021 foi introduzido um indicador para acompanhar a ausência de registro de temperaturas, através da análise das não conformidades relacionadas a essa falha. Após a realização do cálculo da média histórica de ausência de dados de temperaturas nos meses de novembro e dezembro de 2020, foi estabelecida a meta de 95% de efetivação dos registros. De maio de 2021 até o mês de maio de 2022 obteve-se a média acumulada de 99,85% de conformidade na verificação. A atividade manual de controle e registro de temperatura a cada quatro horas, conforme estabelecido na legislação, em 32 equipamentos, distribuídos em 1072 m2, consumia em torno de 34 horas de trabalho de um colaborador por mês. A partir do mês de junho de 2022 ocorreu a implantação do controle e registros informatizados de temperaturas da cadeia do frio através do software Elipse E3, que obtém e armazena as informações de temperatura minuto a minuto. O software permite rastrear o histórico dos dados por 03 anos, e possui uma ferramenta para exportar os dados em backup, realizado no drive, onde permanecerão arquivados pelo período de 20 anos. O Elipse E3 também possui uma tela de controle que sinaliza por cores quando a temperatura está fora do range estabelecido em legislação para cada equipamento, conforme o hemocomponente armazenado.

Resultados

Com a implementação do sistema informatizado Elipse E3, obtivemos 100% dos registros das temperaturas do serviço.

Discussão

A informatização da atividade de registro de temperaturas garante a sua execução, bem como a fidelidade dos dados obtidos. Sua implantação otimiza o tempo disponível do colaborador para execução de atividades laboratoriais complexas e com maior qualidade. É necessário realizar uma avaliação prévia do custo benefício para a implementação da automatização dos registros, visto que em nossa implantação foi utilizado um software já disponível na instituição, porém, atualmente, os equipamentos de última geração já possuem instalado software específico para essa finalidade.

Conclusão

A informatização dos registros de temperatura oferece inúmeros benefícios como, a garantia de execução, maior segurança na conservação dos dados e o rastreio das informações.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools