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Vol. 42. Issue S2.
Pages 351-352 (November 2020)
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ATIVIDADES DE INCENTIVO E O IMPACTO NO NÚMERO DE DOAÇÕES DE SANGUE EM UM HEMOCENTRO COORDENADOR
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C.S. Sobral, G.T. Nunes
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HEMORIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Objetivos: Elencar as campanhas de incentivo à doação de sangue realizadas no HEMORIO e avaliar o impacto destas no aumento do número de doações. Material e métodos: Os dados são de janeiro de 2018 a setembro de 2019. Foram analisados as campanhas e eventos de promoção à doação de sangue. Foi observado o número de candidatos à doação e o número de bolsas de sangue coletadas no salão de doadores. Resultados: Em de janeiro de 2018 o HEMORIO realizou campanha de vacinação contra a febre amarela. Recebeu 3.578 pessoas e 2.601 bolsas de sangue. Em 2019 o HEMORIO não a repetiu. Assim, nos mesmos dias a instituição teve 1.455 comparecimentos, com 1.118 bolsas. A campanha “Mulher + Solidária” realizada em maio de 2018, obteve 610 pessoas e 469 bolsas. Em 2019, teve comparecimento de 709 pessoas e 559 bolsas. No mesmo ano o HEMORIO se uniu à UBER. A campanha resultou em 600 comparecimentos, com 440 bolsas de sangue. Esta não se repetiu em 2019, na mesma data houve 345 comparecimentos e 284 bolsas. A campanha anual Dia mundial do Doador é realizada no dia 14 de junho. Em 2018, 317 pessoas na sede e coleta de 245 bolsas, e com 19 comparecimentos e 17 bolsas coletadas na coleta externa. Já em 2019, o mesmo dia teve na sede 259 comparecimentos e 205 bolsas, enquanto na externa 145 candidatos e 114 bolsas. Já em 2019, no dia 27 de fevereiro, ocorreu a parceria do HEMORIO com a Cerveja Antarctica denominada “Carioca Sangue Bom”. Houve comparecimento de 937 pessoas nos postos de coleta e de 641 bolsas coletadas. Desse modo, superando o mesmo período do ano anterior, data em que não houve esse evento, tendo 353 comparecimentos e 281 bolsas. De 19 a 21 de abril aconteceu a parceria com o Brownie do Luiz. 590 pessoas compareceram e foram coletadas 480 bolsas. Em 2018, ano em que essa parceria não existiu, houve 621 comparecimentos e 465 bolsas. Ainda em 2019, houve a parceria com o MetrôRio. Esta obteve 519 comparecimentos e 401 bolsas coletadas. Já no ano de 2018, em que a parceria não foi realizada, houve 377 comparecimentos e 304 bolsas. De 30 de agosto a 08 de setembro, o HEMORIO firmou parceria com a Bienal do Livro na campanha “Doe uma História”. A instituição contou com 1847 comparecimentos e 1451 bolsas coletadas. Nos mesmos dias de 2018, sem a campanha, houve 1599 pessoas e 1305 bolsas. Por fim, no mês seguinte houve uma parceria com a SuperVia. A campanha ocorreu em setembro de 2019 e logrou 416 comparecimentos e a coleta de 336 bolsas de sangue. Em 2018, em que a parceria não ocorreu, houve 396 comparecimentos e a coleta de 300 bolsas. Discussão: Percebe-se que a campanha de maior sucesso foi a de parceria com a UBER, tendo um aumento de 165% no número de comparecimento em comparação com o ano anterior, seguida pela de vacinação contra a febre amarela, tendo um decréscimo de 59% no número de comparecimento no ano em que esta não foi realizada. E a de menor sucesso foi a do time doador, tendo um acréscimo de 16% de comparecimento no ano em que não foi realizada. Conclusão: A partir da análise dos dados percebemos que as atividades de incentivo majoritariamente atingiram o objetivo de estímulo à doação de sangue, uma vez que houve um aumento do número de doações nesses períodos. Estudos como esse podem ajudar no planejamento de estratégias para a promoção à doação de sangue e assim atender as necessidades da população e do sistema de saúde pública brasileiro.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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