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Vol. 43. Issue S1.
Pages S384 (October 2021)
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ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NAS REAÇÕES TRANSFUSIONAIS IMEDIATAS: CONSTRUÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA
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DO Almeidaa, RF Borgesb, KK Limaa
a Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA), Porto Alegre, RS, Brasil
b Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, RS, Brasil
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Vol. 43. Issue S1
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Resumo

A estratégia de prevenção e de identificação precoce das reações transfusionais no cuidado direto da equipe de enfermagem deve garantir segurança transfusional durante e após o processo de transfusão.1,2 A equipe de enfermagem deve estar capacitada para atuar no processo transfusional de forma a reconhecer sinais e sintomas de uma possível reação transfusional, evitando desfechos desfavoráveis.3

Objetivo

Descrever o processo de elaboração de um vídeo como tecnologia educativa (TE) com as melhores evidências científicas nas reações transfusionais imediatas (RTI) para uso em Educação Permanente na Enfermagem.

Método

Trata-se de um estudo metodológico. A construção do vídeo foi realizada em quatro etapas: 1) Revisão integrativa de literatura para busca de evidências científicas por meio da questão de pesquisa: Quais as recomendações para a elaboração de uma tecnologia educativa na assistência de enfermagem nas RTI? 2) Identificou-se:conceito,sinais e sintomas, eventos adversos, fatores de risco, estratégias de prevenção, tratamento padrão e assistência de enfermagem; 3) Produção do roteiro do conteúdo do vídeo, seleção das imagens e sons; 4) Desenvolvimento do vídeo com as recomendações sobre RT e Validação por 6 profissionais com expertise em hemoterapia que utilizaram o Instrumento de Validação de Conteúdo Educativo em Saúde (IVCES).

Resultados

A busca resultou em 48 artigos, sendo incluídos 11, conforme percurso metodológico. Evidenciou-se nos estudos os principais sinais e sintomas nas RTI são: febre, tremores, calafrios, náuseas, dispneia, dor lombar, prurido, tosse, placas eritematos ase alterações de sinais vitais. Quanto ao manejo assistencial de enfermagem, destaca-se: verificar a prescrição médica, o paciente certo, o tipo de sangue, Rh, os sinais vitais,orientar o paciente sobre sinais e sintomas de reação á transfusão, regular o gotejamento e registrar o tempo de infusão

Discussão

O conhecimento cientifico baseado em evidências e a habilidade profissional da equipe de enfermagem, em especial aspectos da prática clínica como: observar tempo de infusão e avaliação clínica do receptor, garantem a qualidade do processo e minimizam os riscos para o receptor.

Conclusão

O vídeo apresenta o desenvolvimento do processo transfusional, destacando as RT como uma produção que agrega conhecimento científico, pois foi elaborado na perspectiva da enfermagem baseada em evidências. Seu uso pode corroborar e potencializar os serviços de educação permanente das organizações de saúde que atuam diretamente em hemoterapia, promovendo a prática assistencial de enfermagem qualificada.

Palavras-chave

Reações transfusionais; Prática assistencial de enfermagem; Tecnologia educativa.

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Referências
[1]
Tratado de hemoterapia: fundamentos e práticas,
[2]
DM. Harmening.
Técnicas modernas em banco de sangue e transfusão.
6. ed., Rio de Janeiro: Revinter, (2015),
[3]
AB Rodrigues, PP. Oliveira.
Hemoterapia e Hematologia: conceitos essenciais para a assistência.
Rideel, (2017),
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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