Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S534 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S534 (October 2022)
Open Access
ANÁLISE DOS INDICADORES DA GESTÃO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UM HEMOCENTRO REGIONAL
Visits
491
JG Correiaa, FA Biscucciaa, LAB Rodovalhoa, MNASB Marinhob, ECF Vidala,b, SNF Belchiora, LV Paivaa, ALM Lucenaa, BF Santosa
a Hemocentro Regional de Crato (HEMOCE), Crato, CE, Brasil
b Universidade Regional do Cariri (URCA.) Crato, CE, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

Analisar os indicadores de desempenho no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde (PGRSS) do Hemocentro Regional do Crato.

Materiais e métodos

Trata-se de um estudo documental, de abordagem quantitativa, realizado em julho de 2022 com base no sistema de gerenciamento de indicadores (INDICAH), extraindo os indicadores implantados no PGRSS do Hemocentro Regional do Crato, Ceará, Brasil. Consideraram-se os dados do período compreendido entre janeiro de 2020 a dezembro de 2021. Os indicadores analisados foram: taxa de segregação correta dos resíduos dos grupos A(biológico), B(químico), D(comum) e E(pérfuto-cortante) - por meio da execução de um checklist de segregação; índice de resíduos infectantes; e, índice de resíduos comuns produzidos - ambos proporcionais ao número de bolsas de sangue coletadas, por meio da pesagem e registro diário de todos os grupos de resíduos.

Resultados

A média da taxa de segregação correta foi de 87% em 2020, e 95% em 2021.O índice de resíduos infectantes e o índice de resíduos comuns estiveram em conformidade com a meta - menor ou igual a 900g por bolsa coletada, com exceção de três meses, em razão do aumento de descarte de plasmas frescos congelados, tendo sido feito um plano de ação para correção nos meses de desvio.

Discussão

Observa-se que a taxa de segregação correta dos resíduos foi alcançando melhores resultados mês a mês, considerando o primeiro mês de monitoramento do ano de 2020. No ano de 2021 a taxa de segregação continuou em melhoria contínua atingindo 100% de segregação correta em dois meses do ano, tendo obtido a média anual de 95%. Esse resultado foi alcançado em consequência da capacitação e do monitoramento dos setores com educação continuada in loco durante a realização do checklist de segregação nos setores, tendo especial atenção aos recém-admitidos e aos que desconheciam o plano. O índice de resíduos infectantes permaneceu dentro da meta durante todo o período avaliado, com exceção de 3 meses em que o serviço descartou maior quantidade de plasmas frescos congelados decorrente da diminuição da capacidade de armazenamento do serviço. O índice de resíduos comuns permaneceu estável, apesar do aumento do número de bolsas de sangue coletadas no período estudado, o que pode ser explicado pela otimização da reciclagem e da implantação de programas institucionais de minimização de geração de papel.

Conclusão

Os indicadores se mostraram eficientes e refletiram as mudanças decorrentes da capacitação e do monitoramento da geração e segregação de resíduos nos setores do hemocentro, por meio do uso dos indicadores que se mostraram diretamente correlacionados ao cumprimento dos objetivos contemplados no PGRSS.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools