Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S393-S394 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S393-S394 (October 2022)
Open Access
ANÁLISE DOS FATORES ENVOLVIDOS NO INCENTIVO À DOAÇÃO DE SANGUE EM ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR NA CIDADE DE MANAUS: RESULTADOS DE UM ESTUDO PILOTO
Visits
507
JAC Campeloa, NCT Beleziaa,b, A Malheirob,c, AL Silva-Juniora,b,c
a Centro Universitário do Norte (UNINORTE), Ser Educacional, Manaus, AM, Brasil
b Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), Manaus, AM, Brasil
c Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Manaus, AM, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

O sangue é um tecido biológico insubstituível, que só pode ser obtido através da doação de voluntários. O público-alvo das campanhas de doação de sangue, geralmente são jovens de 18 a 29 anos, uma vez que são considerados os mais saudáveis. Este é o público de maior incidência dentro das faculdades, o que salienta a importância de entender quais os fatores positivos e negativos para adesão dessa população à prática de doação se sangue, de forma a traçar estratégias de captação de doadores. O objetivo deste estudo foi analisar os fatores envolvidos no incentivo à doação de sangue em estudantes do ensino superior da cidade de Manaus.

Materiais e métodos

Este é um estudo transversal, realizada através de um formulário online, para coleta de informações sociodemográficas e opinativas acerca do processo de doação de sangue. Foram incluídos alunos de graduação em universidades e instituições de ensino superior, regularmente matriculados, independente do período, que aceitaram responder ao formulário disponibilizado de forma online. Foram coletados dados coletados de idade, instituição de ensino, curso e período. Além disso, foi coletado também sobre experiência prévia com doação de sangue, motivações para realizar a doação, e tempo de doação. Entre os que nunca doaram sangue, foram questionados sobre os motivos. Os dados foram analisados pelo teste de normalidade de Shapiro-Wilk no programa GraphPad Prism v. 9.0 e pelo teste do Qui-Quadrado ou teste exato de Fisher, para dados qualitativos, e o teste T não pareado para dados quantitativos.

Resultados

Foram obtidas 160 respostas válidas, destas, mais de 70% eram mulheres, de alunos dos cursos de saúde e de universidades particulares. Dentro dos entrevistados, 103 (64,3%) não possuíam histórico de doação e 57 (35,6%) já haviam realizado aos menos uma doação de sangue. Observamos que alunos em períodos mais avançados apresentam maior proporção dentro do grupo de doadores, quando comparados aos que não tem histórico de doação (p < 0,0001). Dentro das motivações positivas para a doação, observamos que 96,5% a realizam para ajudar as pessoas, enquanto as campanhas estiveram entre 21,1% das motivações. Em contrapartida, no grupo de alunos sem histórico de doações, foi observado que não fizeram por nunca terem sido solicitados, ou porque não conheciam sobre o tema.

Discussão

Nossos resultados demonstram que os períodos finalistas da graduação apresentam maior taxa de doadores, provavelmente pelo maior contato com a temática ao longo do curso. Estratégias para captação de novos doadores podem nortear medidas para incentivar o altruísmo, além de aumentar a visibilidade dos estoques de sangue, de forma a captar indivíduos que não tem experiência com o processo de doação.

Conclusão

Os dados deste estudo revelam a importância de potencializar as estratégias de captação de doadores dentro das instituições de ensino superior, de forma a incentivar os discentes no ato de doar sangue. A adesão de alunos em nível de graduação como doadores de sangue é importante, uma vez que são uma grande parcela da população, além de serem uma população considerada saudável.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools