Journal Information
Vol. 43. Issue S1.
Pages S360-S361 (October 2021)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 43. Issue S1.
Pages S360-S361 (October 2021)
Open Access
ANÁLISE DE CONCORDÂNCIA ENTRE PROFISSIONAIS NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE REAÇÕES IMUNO-HEMATOLÓGICAS NA TÉCNICA DE TUBO
Visits
912
J Hermesa,b, MS Carlotoa, A Leala, F Martinellob
a Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC), Florianópolis, SC, Brasil
b Departamento de Análises Clínicas, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 43. Issue S1
More info
Introdução

Testes imuno-hematológicos como determinação da expressão fenotípica de antígenos de diferentes sistemas de grupos sanguíneos, pesquisa de anticorpos irregulares, testes da antiglobulina direto e indireto, prova de compatibilidade e titulação de anticorpos são rotineiramente realizados através de métodos sorológicos com o emprego de reagentes que indicarão a presença ou ausência de antígenos e anticorpos baseados em reações de hemaglutinação. Para a obtenção de resultados confiáveis e consequente garantia da segurança transfusional, entre outras estratégias, é imprescindível a padronização e validação dos processos críticos, treinamento inicial e periódico dos colaboradores. Nesse contexto, deve ser realizada a padronização das leituras e interpretação das reações imuno-hematológicas. A estatística do Kappa é útil para avaliação da confiabilidade entre observadores e é um importante indicador de avaliação da qualidade. No entanto, o teste deve ser utilizado como um instrumento adicional para o aprimoramento da qualidade do exame, não devendo funcionar isoladamente como elemento de avaliação no processo.

Objetivos

Determinar a concordância entre duplas de profissionais na leitura e interpretação de reações imuno-hematológicas na técnica de tubo.

Materiais e métodos

Três profissionais participaram da análise de concordância de leitura de 54 diferentes reações imuno-hematológicas na técnica de tubo. Um dos profissionais realizou a homogeneização da reação enquanto, simultaneamente, de forma cega e independente, os três profissionais analisaram a intensidade da reação. A leitura das intensidades de reação seguiu os padrões de Judd e colaboradores (2008). A concordância da leitura dos testes entre as duplas de profissionais foi determinada através do teste estatístico Kappa de Cohen, o qual considera a proporção de concordância observada e a estimativa da proporção de concordância esperada pelo acaso.

Resultados

Entre as reações estavam: soro de Coombs titulado + hemácia controle de Coombs, soro anti-D titulado + hemácia RhD positiva, soro anti-B titulado + hemácia B, soro anti-AB titulado + hemácia AB. O valor de Kappa de Cohen (0-1) foi calculado para cada dupla de profissionais, considerando as rotinas imuno-hematológicas com leitura e segunda leitura. O índice Kappa calculado foi de 0,97 entre os profissionais 1 e 2, de 0,95 entre os profissionais 1 e 3 e de 0,97 entre os profissionais 2 e 3.

Discussão

O valor de Kappa estima a concordância entre observadores, corrigida pela probabilidade de concordância ao acaso, podendo ser interpretado como a melhor proporção de concordância possível além do acaso, considerando o percentual de concordância entre dois observadores. Kappa entre 0,80 e 1,0 indica uma concordância quase perfeita entre os leitores. Embora tenha sido utilizado um número relativamente pequeno de reações para a avaliação, o índice Kappa é uma ferramenta importante para a avaliação da confiabilidade entre observadores e consequentemente garantia da qualidade de exames imuno-hematológicos realizados. Os resultados indicaram a eficácia dos treinamentos realizados e que os processos estão padronizados entre esses profissionais.

Conclusão

O valor de Kappa encontrado indica uma concordância excelente entre as duplas de profissionais, o que contribui para a segurança do processo transfusional.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools