Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S606 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S606 (October 2022)
Open Access
ANÁLISE DAS CITOPENIAS ENCONTRADAS EM HEMOGRAMA DE CÃES E GATOS NO CENTRO DE DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA DE 2021 A 2022
Visits
385
MFS Cunha, AFSD Santos, L Lima, MS Oliveira
Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

Os exames laboratoriais são essenciais para o diagnóstico e prognóstico das patologias, influenciando diretamente no tratamento e qualidade de vida dos animais. O perfil hematológico pode ser avaliado pelo hemograma, através dos parâmetros do Eritrograma, Plaquetograma e Leucograma. Citopenias são reduções de um ou mais tipos celulares sanguíneos, como por exemplo eritropenia, plaquetopenia e leucopenia. Alguns fatores como sexo, raça, idade, características ambientais, manejo de forma geral e condições fisiopatológicas podem intervir nos parâmetros de referência. O presente trabalho teve como objetivo analisar as citopenias encontradas em hemogramas de cães e gatos no Centro de Diagnóstico Laboratorial da UNIVAP (CDLAB) de agosto de 2021 a janeiro de 2022.

Material e Métodos

Foram analisados, através do banco de dados do CDLAB, 606 hemogramas ao todo, de 464 animais entre cães e gatos atendidos na Clínica Veterinária Escola da UNIVAP. Esses animais foram divididos por espécie e, posteriormente, por idade, sendo cães filhotes de 0 a 2 meses, filhotes de 3 a 5 meses, e adultos a partir de 6 meses, e gatos filhotes de 0 a 5 meses e adultos, a partir de 6 meses. Os parâmetros do Eritrograma, Plaquetograma e Leucograma foram obtidos por analisador hematológico veterinário EXIGO H400. A contagem diferencial dos leucócitos e a avaliação da morfologia das células sanguíneas foram feitas em análises de esfregaços sanguíneos corados com panótico.

Resultados

A citopenia com maior frequência foi a eritropenia, principalmente em cães filhotes de 3 a 5 meses em que 79% apresentaram eritropenia, esse mesmo grupo de animais também foi o mais acometido por leucopenia com 29%. Já a plaquetopenia se mostrou mais frequente em felinos adultos, com 16%.

Discussão

A eritropenia pode estar relacionada com a destruição de glóbulos vermelhos, quadros hemorrágicos e diminuição da produção pela medula óssea, em cães é comumente relatada em parasitoses, como por parasitos da família Ancylostomidae, também é relatada em casos de intoxicação alimentar, especialmente com chocolate, uva e cebola. As causas para a diminuição do número de plaquetas podem estar relacionadas a etiologias infecciosas, autoimunes, por fármacos ou intoxicações, reações pós-vacina e pelo sequestro de plaquetas pelo baço. Em felinos a plaquetopenia também vem sendo relatada em portadores do vírus da imunodeficiência felina (FIV) e da leucemia felina (FeLV) e acometidos por Leishmania spp e Anaplasma platys . Quanto à leucopenia, pode estar associada à diminuição na produção de leucócitos ou ao consumo dos leucócitos periféricos, em cães pode estar relacionada também a parasitoses por Ehrlichia sp. e os parasitos da família Anaplasmataceae, além de ter sido relatada em cães com Gastrenterite viral e Cinomose.

Conclusão

As análises do Eritrograma, Leucograma e Plaquetograma revelaram maior frequência de citopenias em gatos adultos e cães filhotes, a citopenia mais observada foi a eritropenia. Conclui-se que o hemograma é uma importante ferramenta laboratorial para auxiliar na identificação de citopenias de células sanguíneas de cães e gatos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools