Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S366 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S366 (October 2022)
Open Access
ANÁLISE DA RECUPERAÇÃO DOS CONCENTRADOS DE PLAQUETAS ERITROCRÔMICOS
Visits
453
MM Souzaa, MRD Nascimentob, BKL Cavalcanteb, JLV Lameirasb, FOC Carminéb, MJD Coêlhob
a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Manuas, AM, Brasil
b Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), Manuas, AM, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivo

O objetivo deste estudo foi avaliar a técnica de centrifugação para a recuperação dos concentrados plaquetas (CP) eritrocrômicos produzidos no Hemocentro do Amazonas.

Material e método

Foram coletadas amostras das bolsas de CP antes e após a técnica de centrifugação para a realização dos seguintes testes: avaliação do swirling plaquetário, avaliação do grau de eritrocromia e contagem de plaquetas por método automatizado. Em seguida, as bolsas de CP foram conectadas a uma bolsa de transferência por conexão estéril e centrifugados por 5a 800 rpm. Além dos testes acima citados, foram avaliados mais dois parâmetros nas amostras após a centrifugação, a contagem leucocitária e pH. Estes dados foram tabulados e analisados com software R, versão 3.6.2.

Resultados

Foram coletadas amostras de 164 bolsas de concentrado de plaqueta, no período de agosto de 2020 a julho de 2021. A média do volume das bolsas foi de 68,74 mL. O swirling plaquetário, apresentou o aspecto bem heterogêneo com contraste e definição. Em relação a quantidade de hemácias por unidades de plaquetas, grande parte apresentou > 400 uL (104; 63%). A média da contagem de plaquetas pré-centrifugação foi de 8,61 × 1010/unid, e pós-centrifugação foi de 6,74 × 1010/unid. O pH das amostras pós-centrifugação apresentou média de 7,21. Das 164 bolsas de CP analisadas, 146 (89%) apresentaram conformidade no final do procedimento, de acordo com a portaria vigente.

Discussão

Os resultados apresentados neste estudo demonstram uma redução no número de plaquetas nos CP analisados após a aplicação da técnica de centrifugação. Como também, foi observado uma média de perda de 3,41/mL no volume final dos CP. Provavelmente essas reduções ocorreram tanto devido à coleta de amostra inicial como também pela perda de células durante a extração. No entanto, estas perdas não interferiram na conformidade do CP final.

Conclusão

Diante dos resultados, observamos um alto percentual de conformidade nesses hemocomponentes após a técnica aplicada, apresentando uma boa viabilidade para uso transfusional. Portanto, a técnica de recuperação desses hemocomponentes é um recurso eficaz principalmente nos períodos sazonais em que há necessidade do aproveitamento dos concentrados de plaquetas eritrocrômicos produzidos para atender a alta demanda transfusional do hemocentro.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools