Journal Information
Vol. 44. Issue S2.
Pages S557-S558 (October 2022)
Share
Share
Download PDF
More article options
Vol. 44. Issue S2.
Pages S557-S558 (October 2022)
Open Access
ACIDENTE POR BOTHROPS ERYTHROMELAS: ANÁLISE DOS DADOS EPIDEMIOLÓGICOS, CLÍNICOS E LABORATORIAIS
Visits
569
VMGDM Lima, ARCS Moraes, R Galvão, R Olinda, JS Medeiros, NSC Soares, SML Fook
Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande, PB, Brasil
This item has received

Under a Creative Commons license
Article information
Special issue
This article is part of special issue:
Vol. 44. Issue S2
More info
Objetivos

As serpentes do gênero Bothrops causam empeçonhamentos de relevância médica, incluindo a Bothrops erythromelas, desencadeando s intomatologias como os transtornos hemostáticos. Assim, a implementação terapêutica de antivenenos específicos é crucial no manejo clínico dos acidentes ofídicos. O presente estudo visa analisar os dados epidemiológicos, clínicos e laboratoriais dos acidentes por Bothrops erythromelas .

Material e Métodos

O estudo caracteiza-se por análise documental descritiva, analítica (transversal) e comparativa dos acidentes por B. Erythromelas. A amostra foi composta por casos, confirmados e prováveis, de acidentes leves ou moderados causados pela Bothrops erythromelas, atendidos e notificados pelo Centro de Assistência e Informação Toxicológica de Campina Grande (CIATOX-CG), sediado no Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Campina Grande/Paraíba (HETDLGF), entre janeiro de 2018 a dezembro de 2019. As variáveis foram extraídas das fichas de Notificação Individual dos Acidentes por Animais Peçonhentos, do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), tais como: as relacionadas ao indivíduo, ao acidente, ao tratamento, evolução do caso e parâmetros laboratoriais. Os dados foram obtidos, após aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 66937817.8.0000.5187). Para análise de dados, utilizaram-se a estatística descritiva, as frequências simples absolutas, os percentuais e a organização dos resultados em tabelas, além do teste Qui-quadrado e o teste Exato de Fisher.

Resultados

Dos 270 casos analisados, observou-se o seguinte perfil epidemiológico: agricultores do gênero masculino, em faixa etária economicamente ativa, com ensino fundamental incompleto, acometidos em sua maioria nos membros inferiores e na zona rural por circunstância acidental. Prevaleceramdor e edema como manifestações clínicas locais, e cefaleia e hemorragias como manifestações sistêmicas. Observou-se que na avaliação dos parâmetros da coagulação os exames admissionais solicitados com maior frequência foram o Tempo de Coagulação [TC], Tempo de Sangramento [TS]), plaquetas e parâmetros da função renal. No que se refere a administração da soroterapia específica, prevaleceu a indicação da Nota Informativa n°25/2016, do Ministério da Saúde (MS), em detrimento das orientações do Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos, também do MS, 2001, com boa repercussão nas evoluções dos casos. Não foram constatadas diferenças estatísticas significantes no “total de ampolas administradas”e “dias de internação”. Constatou-se que ainda há dificuldade na obtenção dos dados em decorrência das falhas e incompletudes do preenchimento das fichas do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN). Além disso, não há uniformização na solicitação dos exames admissionais.

Discussão

Os dados obtidos corroboram investigações científicas que reportam achados relevantes, incluindo as alterações hemostáticas decorrentes do ofidismo, desencadeando coagulopatia de consumo induzida pelo veneno da Bothrops erythromelas.

Conclusão

Faz-se necessário, portanto, no âmbito dos acidentes ofídicos, formar profissionais com conhecimentos em sistema de informação, objetivando a padronização e a melhoria na qualidade dos dados e, consequentemente, da informação aos gestores públicos.

Full text is only aviable in PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Article options
Tools