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Vol. 44. Issue S2.
Pages S603-S604 (October 2022)
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Vol. 44. Issue S2.
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CIÊNCIAS BIOMÉDICAS
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ABORDAGEM REFLEXIVA DA APLICABILILIDADE DA EDUCAÇÃO PERMANENTE EM UM HOSPITAL ESPECIALIZADO EM HEMATOLOGIA/HEMOTERAPIA
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AR Netto, TF Oliveira, FD Santos
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Objetivo

Descrever estratégias de utilização das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem mediados pela equipe de educação permanente em saúde (EPS).

Material e Métodos

Trata-se de um relato de experiência realizado pela equipe de EPS do Hemorio no período de janeiro a julho de 2022, utilizando o método da pesquisa-ação.

Resultados

Tendo em vista que a EPS se relaciona com a atividade prática no trabalho que requer uma observação e análise, à luz da ciência, das necessidades que surgem no dia a dia, as atividades propostas pelo grupo buscando a melhoria da qualidade do serviço e alcance de resultados mais eficazes, no período descrito acima foram: Elaboração da Cartilha da EPS, onde o grupo demonstra através de um texto explicativo o que é Educação Permanente, a diferença entre a EPS e Educação Continuada e sua importância para o processo de trabalho na Instituição; Hemotur, onde integrantes do grupo de EPS apresentam aos novos colaboradores a Instituição visitando cada setor com explicação das atividades de cada setor promovendo interação entre o novo colaborador e a equipe; Oficina de Treinamento Setorial Interativo, onde o mediador da discussão traz um tema para uns grupos determinados e juntos trabalham os principais problemas que impactam na atividade exercida e possíveis soluções sugeridas pelos membros da equipe; Roda de Conversa, profissionais de áreas diferenciadas com determinadas expertises em assuntos em comum reúnem-se para uma roda de conversa onde cada um ressalta sua experiência e juntos constroem-se estratégias de melhoria da qualidade do atendimento oferecido aos clientes internos e externos; Gameficação, onde a equipe utiliza jogos interativos no processo de ensino aos colaboradores multiprofissionais com o uso de aplicativos como Socrative, Metininter e Plikers, e até mesmo a utilização de quizz (jogo - pescaria) na Barraca da EPS durante uma Festa Julina da Unidade, onde o grupo utilizou-se da temática da festa para esclarecer o que é a EPS e como este grupo atua na Instituição. Entendemos que o lúdico na educação aproxima os colaboradores das abordagens a serem discutidas.

Conclusão

O grupo de EPS da Instituição identificou através da observação dos novos colaboradores e participantes das atividades propostas, o maior interesse e interação com a equipe multiprofissional quanto à busca pela qualidade do atendimento oferecido aos usuários. Sabemos que o caminho é longo e a continuidade das atividades propostas e inserção de novas metodologias ativas irão contribuir com um processo de ensino-aprendizagem dos colaboradores da Instituição. Diante os desafios atuais da educação em saúde, atendendo a uma nova geração que utiliza sobremaneira as tecnologias no dia a dia, ressaltamos a importância da utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem como estratégia no processo de construção de competências dos colaboradores envolvidos no processo de trabalho em saúde. Sendo assim esse estudo poderá contribuir como exemplo de estratégias a serem adotadas pelas equipes de educação permanente de outras instituições e no processo de ensino-aprendizagem de seus colaboradores.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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