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Vol. 44. Issue S2.
Pages S612-S613 (October 2022)
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A MOTIVAÇÃO DE INGRESSO DOS ESTUDANTES NAS LIGAS ACADÊMICAS DE HEMATOLOGIA
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MPP Oliveira, JPO Gomes, WM Almeida, CBCD Carmo, DFB Rêgo, TS Aquino, LD Carvalho, FBJ Croitor, MZ Rodrigues, PMM Costa
Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, DF, Brasil
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Vol. 44. Issue S2
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Introdução

As ligas acadêmicas são entidades estudantis que desenvolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão. Na medicina, elas se constituem como um espaço onde os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos teórico-práticos, ademais, as ligas proporcionam o desenvolvimento de habilidades interpessoais como liderança e comunicação. A busca por uma liga pode ter diversas razões, desde o desejo do estudante em aprimorar-se em uma área da medicina até o interesse em atuar nas práticas junto à comunidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compreender as principais motivações dos estudantes de medicina para ingressar em ligas acadêmicas de hematologia no Brasil.

Metodologia

Foi realizada uma pesquisa quantitativa, através da aplicação de questionários online, cuja população alvo eram os participantes de Ligas de Hematologia do Brasil. No ano de 2020 foram abordados 558 estudantes, a taxa de resposta foi de 61,4% (343). Essa pesquisa foi aprovada pelo comitê de ética da instituição proponente sob CAAE 24510719.2.0000.0029.

Resultados

A partir da pesquisa, evidenciou-se que o interesse pela área foi o principal fator motivador para o estudante adentrar na liga de hematologia, com 50,58% das respostas, seguida da qualidade da liga na sua instituição com 20,46% e pelo interesse nas atividades práticas, como acompanhar médicos especialistas, com 14,32% das respostas. Em menor número, estão: outras motivações com 7,07%, defasagem da disciplina de Hematologia em sua Instituição de Ensino Superior (IES) com 6,7% e processo seletivo menos concorrido com 0,87% das respostas.

Discussão

Segundo a Demografia Médica de 2020, houve um crescimento de 58,1% de 2010 para 2019 no número de especialistas em Hematologia, refletindo o aumento do interesse pela área e justificando a motivação dos estudantes. Além disso, algumas instituições não possuem a referida especialidade como matéria na grade curricular. No Distrito Federal, por exemplo, somente 2 entre 6 universidades que oferecem o curso de Medicina possuem a Hematologia no currículo obrigatório, fomentando a entrada dos acadêmicos nas ligas a fim de se aprofundarem na especialidade. Uma liga bem estruturada nos três pilares universitários, ensino, pesquisa e extensão, é atrativa aos estudantes que possuem o interesse em formar um currículo paralelo ao da grade curricular da sua IES. Isso pode ser exemplificado por um estudo realizado na Universidade Federal de Minas Gerais, o qual mostrou que 62% dos estudantes têm interesse por atividades que aprimorem o currículo, ratificando como uma liga organizada pode atrair participantes (TAVARES, et al.; 2007). As ligas cumprem um papel importante na aproximação da prática médica, o que é visto com coerência pelas instituições de saúde, visto que há um aperfeiçoamento e uma construção da própria experiência médica (HAMAMOTO, 2011). Nesse sentido, a pesquisa reafirma o interesse dos estudantes pelas atividades práticas oferecidas pelas ligas de Hematologia.

Conclusão

Sendo o interesse pela área de hematologia o principal motivador para o ingresso dos estudantes é fundamental que a liga seja capaz de fornecer atividades que compõe o tripé ensino-pesquisa-extensão de forma a instigar a participação cada vez mais efetiva, realizando a manutenção do interesse dos estudantes pela área, criando assim um ciclo para que o estudante permaneça na liga e ajude no seu desenvolvimento.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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