HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosO produto educacional desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde consistiu na criação do documentário intitulado “Vozes de Lucas Ferreira: Desafios e Esperanças no Tratamento Oncológico Infantil”, originado dos achados da dissertação sobre práticas pedagógicas em Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para crianças em tratamento oncológico prolongado. O documentário surgiu como resposta à necessidade identificada na pesquisa de sensibilizar e mobilizar profissionais da saúde, educação e gestores públicos quanto à urgência de políticas públicas que garantam a continuidade do ensino formal adaptado a crianças e adolescentes diagnosticados com câncer no Estado do Ceará.
ObjetivosDesenvolver um produto educacional em formato de documentário como estratégia de sensibilização para continuidade educacional no câncer infantojuvenil.
Material e métodosA produção audiovisual, de alta complexidade e teor inovador, foi concebida a partir da análise qualitativa dos discursos de 20 familiares, obtidos por meio de grupos focais e entrevistas semiestruturadas com cuidadores de crianças e adolescentes atendidos pela Associação Comunitária Lucas Dantas (ACOLD) nas cidades de Barbalha e Fortaleza.
ResultadosA análise dos dados, baseada na Análise do Discurso (AD), revelou importantes lacunas na articulação entre as redes de saúde e educação, ao lado de boas práticas como aulas remotas e visitas pedagógicas. O documentário estrutura-se na narrativa de histórias reais, com destaque para o caso de Lucas Ferreira, cuja trajetória exemplifica as consequências do afastamento escolar e a força de iniciativas integradas para mitigá-las. O material apresenta entrevistas com familiares, educadores e profissionais de saúde, destacando estratégias de enfrentamento e apoio, e buscando sensibilizar para a construção de políticas públicas inclusivas. Como desdobramento do impacto potencial do documentário, foi elaborada e apresentada ao poder legislativo uma proposta de projeto de lei de indicação, visando assegurar, no âmbito estadual, o direito à continuidade do ensino formal a crianças e adolescentes em tratamento de câncer.
Discussão e conclusãoEste produto educacional, validado por banca acadêmica e disponível em meio digital por QRCode, demonstra alinhamento às diretrizes da CAPES ao associar produção científica a contribuições práticas e inovadoras. O documentário possui alta replicabilidade em diferentes contextos regionais e nacionais, configurando-se como instrumento educativo e de mobilização social para ampliação do debate e aprimoramento das políticas públicas no cuidado a crianças e adolescentes em vulnerabilidade oncológica.
Referências:
BRASIL. Lei n° 14.238, de 19 de novembro de 2021. Institui o Estatuto da Pessoa com Cancêr, e dà outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 nov. 2021.




