Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1155
Acesso de texto completo
VALIDAÇÃO E EXPERIÊNCIA COM O TENSOR TIP MTX NA TRIAGEM DE DOADORES NA FUNDAÇÃO DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA BAHIA
Visitas
16
BR Resch, MA Andrade, AT Pimentel
Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (HEMOBA), Salvador, BA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A doação de sangue é um gesto voluntário, baseado em princípios humanitários, de natureza altruísta e pautado no compromisso com a responsabilidade social. O desenvolvimento dos hemocentros está diretamente relacionado à presença de doadores regulares e otimização dos custos operacionais. Nesse contexto a fidelização do doador e a eficiência nos processos produtivos configuram-se pilares para uma gestão segura e eficaz dos estoques de sangue. A incorporação de tecnologias não invasivas, que ampliem a praticidade, promova segurança e conforto é uma estratégia necessária para aprimoramento dos resultados na prática na hemoterapia.

Descrição do caso: Objetivo

Descrever o processo de implantação do monitor Tip MTX (CNOGA) na Fundação HEMOBA com foco na validação, eficiência e segurança do dispositivo em conformidade com a Portaria de Consolidação n° 05/GM/MS.

Material e métodos

Estudo exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, realizada na Fundação HEMOBA, em janeiro de 2024. Foram validados dez equipamentos, com aplicação de 20 testes por unidade. Os resultados foram comparados aos métodos convencionais: Tensiômetro digital, coleta capilar para dosagem de hemoglobina e hemograma (padrão – ouro). Para implantação foi realizada capacitação dos triagistas, que participaram efetivamente do processo. Foram executados autotestes diários durante todo o período de validação, conforme o protocolo institucional.

Resultados

Resultados das comparações entre o Tensor Tip MTX e os métodos tradicionais: • Frequência Cardíaca: 98,66% de acurácia (desvio padrão 1,34%) em relação ao tensiômetro digital. • Pressão Sistólica: 99,20% de acurácia (desvio padrão 0,80%) comparado ao tensiômetro digital. • Pressão Diastólica: 98,24% de acurácia (desvio padrão 1,76%) frente ao tensiômetro digital. • Hemoglobina: 98,81% de acurácia (desvio padrão 1,19%) em comparação ao hemograma; método de rotina apresentou 98,82% de acurácia (desvio padrão 1,18%). • Hematócrito: 96,79% de acurácia (desvio padrão 3,21%) frente ao hemograma. Destarte, os resultados do Tensor Tip MTX apresentaram alta precisão, com desvios-padrão abaixo de 4% para hematócrito e inferiores a 2% para os demais parâmetros, demonstrando sua confiabilidade em comparação aos métodos tradicionais.

Conclusão

Por fornecer de forma rápida, simultânea e não invasiva todos os parâmetros necessários à triagem clínica, o Tensor Tip MTX tornou-se um recurso essencial no processo, otimizando o atendimento, eliminando o deslocamento entre salas, reduzindo o tempo de espera e aumentando o conforto do doador - fatores que contribuíram diretamente para a diminuição de desistências clínicas. Também foi observada uma contribuição significativa na redução de insumos descartáveis, comumente utilizados na triagem hematológica (lanceta, microcuveta, algodão e luva). Por se tratar de um equipamento não invasivo e reutilizável reduz consideravelmente a geração de resíduos, diminui custos com descarte e promovem práticas mais assertivas alinhadas aos princípios de responsabilidade ambiental. Diante dos resultados positivos na unidade sede, a Fundação HEMOBA iniciou, em 2025, a expansão progressiva do uso do monitor de biossinais para Hemorrede.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas