Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2637
Acesso de texto completo
QUALIFICAÇÃO A CERTIfiCAÇÃO: DESAFIOS E PROCESSOS PARA CERTIFICAÇÃO NÍVEL 2 DE UM HEMOCENTRO PÚBLICO COM A METODOLOGIA ONA NO BRASIL
Visitas
23
LBA Lima, GG Fedrigo, RMA Carvalho, ACN Mendes, DS Goulart
Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz/Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Humano (IDTECH), Goiânia, GO, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA visa promover a melhoria contínua da qualidade e segurança nos serviços de saúde. No Brasil, o número de hemocentros públicos acreditados ainda é reduzido, e a busca pela certificação requer a superação de desafios estruturais e organizacionais.

Objetivos

Apresentar os desafios, impactos e conquistas no processo de certificação Nível 2 – Acreditado Pleno – de um hemocentro público da região Centro-Oeste, segundo a metodologia ONA.

Material e métodos

Estudo de caso baseado na análise documental de registros institucionais sobre processos, procedimentos e melhorias inovadoras. Utilizou-se análise de conteúdo para identificar desafios e oportunidades de aprimoramento da qualidade.

Resultados

A certificação mantém-se após ampla reestruturação, incluindo modernização da infraestrutura e aquisição de equipamentos de ponta. Houve implantação de um sistema de gestão da qualidade, com apoio de lideranças governamentais e treinamentos direcionados a toda equipe técnica e administrativa. Entre as ações, destacam-se melhorias na estrutura física, elaboração de políticas e protocolos, capacitação de lideranças, implantação de normas e rotinas, e fortalecimento da gestão de pessoas. Auditoria externa pela Instituição Acreditadora Credenciada confirmou a adequação aos padrões ONA.

Discussão e conclusão

Os resultados incluíram a retomada do envio de plasma para a HEMOBRÁS após mais de 15 anos (maio/2022), elevação do índice de conformidade do PNQH de 24% (2008) para 95% (2022), incorporação de tecnologias automatizadas com rastreabilidade completa, ampliação do atendimento a pacientes hematológicos e manutenção de estoques que atendem demandas internacionais e interessantes, inclusive em situações emergenciais (ex.,: chuvas em Pernambuco/2022). O Hemocentro Coordenador Estadual Prof. Nion Albernaz tornou-se o primeiro hemocentro público do país a obter certificação ONA no ano de 2021. A certificação ONA em hemocentro público é viável e promove melhorias significativas na qualidade, segurança e eficiência dos serviços, beneficiando diretamente doadores e pacientes. A adoção de gestão pautada na qualidade, melhoria contínua e transparência fortalece a operação e consolida a instituição como referência na Hemorrede.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas