Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 1128
Acesso de texto completo
PROFILAXIA DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL COM METOTREXATO EM ALTAS DOSES POR VIA ENDOVENOSA EM PACIENTES COM LINFOMA DIFUSO DE GRANDES CÉLULAS B
Visitas
22
TS Pereira, ALN Gomes, DMSL Silva
Hospital Amaral Carvalho (HAC), Jaú, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O linfoma difuso de grandes células B (LDGCB) é a forma mais comum de linfoma não-Hodgkin agressivo em adultos. Uma das complicações mais graves do LDGCB é a recaída no sistema nervoso central (SNC), incomum, porém associada a prognóstico extremamente desfavorável. Além de apresentar desfechos insatisfatórios, após a recidiva do SNC possui uma sobrevida global mediana de cerca de dois a cinco meses. Em um esforço para reduzir o risco de recidiva do SNC, as diretrizes clínicas recomendam a profilaxia do SNC para pacientes de alto risco, e as estratégias utilizadas variam entre metotrexato intratecal (IT-MTX) e a administração endovenosa de metotrexato em altas doses (HD-MTX). No entanto, a eficácia e o impacto dessas abordagens ainda são discutidas, especialmente na era do tratamento com rituximabe.

Objetivos

Esta revisão de literatura tem como objetivo discutir os resultados de eficácia da profilaxia com metotrexato endovenoso em altas doses (HD-MTX) na prevenção da recaída no SNC.

Material e métodos

O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura. O trabalho seguiu os preceitos do estudo exploratório, por meio de uma pesquisa bibliográfica. Baseando-se na busca de artigos indexados na seguinte base de dados: PUBMED, Scielo e LiLACS. Foram aplicados os seguintes descritores: methotrexato, lymphoma, central nervous system,prophylaxis com o operador booleano “AND”. Sendo selecionados meta-análises e revisões sistemáticas no idioma inglês, com recorte temporal de janeiro de 2020 até julho de 2025. Os dados obtidos foram selecionados e sistematicamente classificados de acordo com a classificação dos níveis de evidencia. A utilização da estratégia de busca na base de dados resultou na inclusão de cinco estudos.

Discussão e conclusão

A presente revisão evidenciou que os estudos incluídos corroboram com a hipótese de que a profilaxia com HD-MTX pode reduzir o risco de recaída no SNC em pacientes com LDGCB.. Ferreri et al. (2023) destacou uma redução significativa na taxa de recaída no SNC com uso de HD-MTX endovenoso, embora o impacto sobre a mortalidade global ainda seja incerto, possivelmente devido à toxicidade associada a heterogeneidade dos estudos. A comparação entre estratégias sistêmicas e intratecais no estudo de Yan et al. (2022), com enfoque em linfoma adrenal/renal mostrou que a profilaxia sistêmica com HD-MTX foi mais eficaz que a via intratecal isolada, reforçando a ideia de que a disseminação hematogênica é mais relevante que a liquórica em certos subtipos. A meta-análise de Huang et al. (2022) e a revisão sistemática de Tilly et al. (2021) demonstraram que nenhuma estratégia isolada elimina completamente o risco de recaída, mas o uso de HD-MTX se associou a menores taxas relativas de envolvimento do SNC. Por fim, o estudo com 12 coortes na era do rituximabe (Shang et al., 2022) reforça a importância da administração de HD-MTX apontando que regimes mais intensivos parecem ter maior beneficio sobretudo em pacientes com múltiplos fatores de risco. A profilaxia do SNC com metotrexato endovenoso em altas doses demonstra beneficio consistente na redução da taxa de recaída no SNC em pacientes com LDGCB de risco intermediário a alto, especialmente quando comparada a via intratecal isolada. Apesar disso, os dados sobre o impacto na sobrevida global permanecem inconclusivos, e a toxicidade do HD-MTX exige cuidadosa seleção de pacientes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas