HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosNo contexto do sistema Duffy, algumas combinações de alelos podem ser consideradas raras, devido à baixa frequência desses fenótipos na população. O fenótipo FYA (-) / FYB (-) é um fenótipo raro no sistema Duffy.
ObjetivosDescrever a prevalência dos fenótipos Duffy em doadores de sangue do Hemocentro Coordenador do Acre.
Material e métodosEstudo descritivo, retrospectivo, com dados dos fenótipos do Sistema de Grupo Sanguíneo Duffy dos doadores de sangue do Hemocentro Coordenador do Acre, no período de 01 de setembro de 2017 a 01 de agosto de 2024. Foi incluído também como variável o sexo, categorizado em masculino e feminino. Os dados foram coletados do sistema de informação de dados utilizado no hemocentro (HEMOVIDA). Foi feita análise descritiva, utilizando o software “Excel”.
ResultadosNo período do estudo, 1161 doadores de sangue foram fenotipados. Os achados mostraram maior prevalência do fenótipo FYA (+) / FYB (+) (34,02%), seguida de FYA (-) / FYB (+) (33,33%), FYA (+) / FYB (-) (29,11%) e, com 3,53%, o fenótipo FYA (-) / FYB (-). As prevalências destes fenótipos em indivíduos do sexo masculino foram, respectivamente: 65,57% (259/395), 67,96% (263/387), 69,53% (235/338) e 56,10% (23/41).
Discussão e conclusãoNo estado do Amazonas, estudos mostraram as mesmas prevalências dos diferentes tipos de fenótipos Duffy, corroborando o nosso estudo (FYA (+) / FYB (+) mais prevalente e FYA (-) / FYB (-) consideravelmente menos). No Pará, outro estado da região norte do Brasil, também foi observado o mesmo padrão de prevalências encontradas no Acre, com baixo percentual de indivíduos Duffy negativo para ambos alelos 4,3% (29/678). O fenótipo Duffy negativo está relacionado à maior resistência à infecção pelo P. vivax , muito comum em regiões onde a malária é endêmica, como no Acre. Em pacientes com apresentações de grupos sanguíneos pouco frequentes, encontrar um doador compatível pode ser um desafio significativo, especialmente se eles apresentarem múltiplos anticorpos, principalmente contra antígenos de alta frequência ou se forem negativos para um antígeno comum. Daí a importância de ter um banco importante de doadores fenotipados nos serviços de hemoterapia. Logo, conhecer a prevalência do sistema Duffy é importante para a compreensão da diversidade genética na população do Acre, além de reforçar a importância de estratégias específicas para a identificação e gestão de doadores com tipos de sangue raros, que são essenciais para garantir a segurança e a compatibilidade nas transfusões sanguíneas.




