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Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 2911
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PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA DE SANGUE: MANUTENÇÃO DO ABASTECIMENTO SEGURO
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RA Teixeira, LMdB Carlos, JVdC Ruas, BdJ Simões, CPRd Sousa, PR Murador, TM Gago, LL Reis
Ministério da Saúde, Brasília, DF, Brasil
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HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

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Introdução

O Plano Nacional de Contingência de Sangue é um instrumento de gestão do Ministério da Saúde, coordenado pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados – CGSH e estabelece medidas, fluxos e responsabilidades para garantir o abastecimento e a distribuição segura de sangue e hemocomponentes em situações excepcionais. Esse plano consiste em um conjunto de ações estratégicas e operacionais adotadas para prevenir, minimizar ou responder a situações de risco de desabastecimento de sangue no país, assegurando que pacientes do SUS tenham acesso contínuo e seguro aos hemocomponentes, mesmo diante de crises, emergências sanitárias, desastres naturais ou eventos que causem queda abrupta nos estoques.

Objetivos

Manter o acesso seguro de hemocomponentes durante situações de alto consumo ou de comprometimento da infraestrutura de fornecimento dos produtos; responder rapidamente a emergências com remanejamento de hemocomponentes entre regiões e apoio logístico do Ministério da Saúde.

Material e métodos

Para solicitação de remanejamento de hemocomponetes, os serviços de hemoterapia acessam o sistema HemovidaWeb com seu login, prestando informações necessárias e o quantitativo de hemocomponentes com ABO/Rh que necessita e o período. Após análise da solicitação pelo Ministério da Saúde e a identificação do ou dos serviços de hemoterapia que possui (em) o estoque necessário para atendimento da demanda, a empresa logística é acionada e o hemocomponente é transportado.

Discussão e conclusão

No período de 2020 a julho de 2025, foram solicitadas 24.251 hemocomponentes, dos quais 16.572 foram atendidos e redistribuídos entre hemorredes estaduais, com apoio e logística do Ministério da Saúde. Durante o período da análise, 18 serviços de hemoterapia solicitaram remanejamento de hemocomponentes e 12 serviços de hemoterapia atenderam as solicitações. Os principais motivos de solicitação foram: desastres naturais, como fortes chuvas causando enchentes em todo estado, queda na rede de eletricidade por longo período, diminuição acentuada nas doações devido a doenças como ocorreu na pandemia de Covid-19, epidemias de dengue e chikungunya. O Plano Nacional de Contingência de Sangue tem sido essencial para evitar o desabastecimento em todo o país. Mesmo durante a pandemia e em períodos de alta demanda, não houve registro significativo de falta de sangue nos hemocentros — resultado, em grande parte, do acionamento do plano e do ágil remanejamento de hemocomponentes entre os estados. Nos últimos anos, o plano evoluiu, aprimorando sua logística e capacidade de resposta a emergências. Ainda assim, fortalecer a cultura solidária de doação continua sendo um desafio para manter estoques robustos e estáveis em qualquer circunstância. Consolidado como instrumento estratégico fundamental, o Plano Nacional de Contingência de Sangue permite o abastecimento contínuo de hemocomponentes no Sistema Único de Saúde, mesmo diante de crises sanitárias, desastres naturais ou quedas abruptas nas doações. Sua estrutura, baseada em monitoramento constante, resposta rápida e remanejamento interestadual, tem permitido mitigar situações de escassez e assegurar a disponibilidade em âmbito nacional.

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Referências:

  • Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. Guia nacional de gerenciamento de estoque de sangue em situações de emergência / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Especializada. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 66p.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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