Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID – 1886
Acesso de texto completo
O IMPACTO DO JUNHO VERMELHO NO GERENCIAMENTO DE ESTOQUE NO SERVIÇO DE HEMOTERAPIA GHC
Visitas
16
AK Siqueira Fröhlich da Silvaa, AS Ribeiroa, SB Leitea, JA Debarbaa, AP Alvesa, MM de Oliveira Rodriguesb, MF Wohlenbergc, MS Fernandesb, ES Fragac, KZ Fassinaa
a GHC, Porto Alegre, RS, Brasil
b GHC/HCR, Porto Alegre, RS, Brasil
c GHC/HF, Porto Alegre, RS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

O Junho Vermelho é uma campanha nacional de incentivo à doação regular de sangue, com o apoio do Ministério da Saúde. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância desse gesto solidário e estratégico para manter os estoques de sangue em níveis seguros.

Objetivos

Avaliar o impacto da ação Junho Vermelho no gerenciamento de estoque dos hemocomponentes, comparando resultados de doações e transfusões realizadas no GHC, composto pelo serviço de hemoterapia do Hospital Nossa Senhora da Conceição e agências transfusionais dos hospitais Cristo Redentor e Fêmina.

Material e métodos

Foi realizada uma análise comparativa de caráter quantitativo de entrada e saída de hemocomponentes durante período de fevereiro a junho de 2024 e fevereiro a junho de 2025.

Resultados

Durante o Junho Vermelho de 2025, o número de doações foi de 1.431, representando um aumento de 4,84% em relação a junho de 2024 e consolidando a tendência de recuperação observada desde 2020. Em relação à produção de hemocomponentes, houve um aumento de 8,24% de concentrado de plaquetas em junho de 2025 (1.327 CPs) comparado a 1.226 CPs em 2024. A produção de concentrados de hemácias também apresentou crescimento de 1.335 CH para 1.412 CH no mesmo período, representando um aumento de 5,77%. Apesar desse avanço, observou-se também um aumento no número de descartes por vencimento de CP, passando de 112 em junho de 2024 para 311 bolsas em junho de 2025. Quanto aos CH, o descarte por vencimento passou de 13 em julho de 2024 para 56 em julho de 2025, representando um aumento absoluto. No que se refere às transfusões, a média mensal em 2025 dos três hospitais foi de 1.286 CH e 942 CP, em comparação à média de 1.302 CH e 844 CP em 2024. Já em junho de 2025, foram transfundidas 1.244 CH e 971 CP, 53 unidades a menos de CH (- 4,09%) e 38 unidades a menos de CP (-3,77%) em relação ao mesmo mês de 2024.

Discussão e conclusão

Avaliar os impactos gerados após campanhas de incentivo à doação são fundamentais para a discussão de planos de ação na saúde pública dos serviços de hemoterapia. Além das campanhas para atrair doadores, as comemorações referentes ao Dia Mundial do Doador de Sangue são realizadas nesse período. Em 2025 a principal inovação foi a ampliação do turno de doações nos sábados do mês de junho como umas das estratégias de captação. Essa medida pode ter contribuído significativamente para o aumento no número de doações observado. Entretanto, apesar do crescimento na produção de hemocomponentes, houve um aumento do descarte por vencimento, o que está diretamente relacionado à redução nas solicitações de transfusões, resultando em menor escoamento do estoque. Destaca-se que os três hospitais têm perfil de atendimento diferente, o que pode impactar no gerenciamento do estoque. Observa-se que a doação regular proporciona melhor aproveitamento da produção, reduzindo desperdícios e otimizando recursos. Além disso, a adequação operacional como o reforço na equipe de atendimento foi essencial para acolher o doador de sangue. O Junho Vermelho tem papel significativo no gerenciamento de estoque, desde que acompanhado por estratégias planejadas e multiprofissionais de captação, processamento, estoque e gestão, dessa forma dimensionando o real benefício para as demandas transfusionais dos pacientes. Além disso, ressalta-se a importância na adoção de ações semelhantes a essa durante todo o ano.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas