HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosO câncer representa um dos principais desafios para a saúde pública global, dada sua crescente incidência na população. A etiologia da doença é multifatorial, envolvendo a interação complexa entre predisposição genética, influência de exposições ambientais e alterações epigenéticas, que contribuem para a desregulação dos mecanismos celulares e o desenvolvimento neoplásico. Nesse contexto, o conceito do exposoma humano relaciona a forma como as exposições ambientais interferem de forma deletéria e progressiva na saúde dos indivíduos, desde sua vida pré-natal até sua morte, induzindo o desencadeamento de múltiplas doenças crônicas. Assim, a dimensão alimentar do exposoma é relevante importância, sobretudo em populações mais industrializadas e consumidores de alimentos processados ricos em aditivos alimentares. Para a formulação da legislação nacional relacionada ao uso de aditivos alimentares, bem como para a definição de limites seguros de ingestão, a Anvisa adota as recomendações e diretrizes estabelecidas pela OMS, à qual a IARC é associada. Muitos desses aditivos têm sido apontados como fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas, como inflamação crônica, diabetes e até mesmo câncer.
ObjetivoEste trabalho busca explorar o conceito de exposoma no âmbito da alimentação moderna, rica em alimentos industrializados, avaliando como o consumo de certas substâncias atualmente apontadas como potencialmente tóxicas.
Material e métodoRealizou-se uma coleta de dados transversal que avaliasse fidedignamente a alimentação local, descrevendo a composição de múltiplos alimentos industrializados, ricos em aditivos alimentares.
ResultadosO presente estudo analisou a composição de 1050 produtos e identificou 756 ingredientes totais. Dentre estes, apenas 22 estão registrados nos bancos de dados da IARC: 1 foram classificados como carcinogênicos para humanos (Grupo 1), 3 como provavelmente carcinogênico (Grupo 2A) e 5 como possivelmente carcinogênicos (Grupo 2B). Os demais são, atualmente, considerados como não classificados segundo sua carcinogenicidade para humanos (Grupo 3). Outros compostos, apesar de não classificados, foram evidenciados devido à presença de grupos amônia e anéis aromáticos, como o benzoato de sódio.
Discussão e conclusãoA investigação da distribuição dos ingredientes entre as categorias de tipos de alimentos evidenciou que produtos voltados para consumo infantil, como sobremesas e sucos industrializados, são os mais ricos em aditivos alimentares. Assim, essas exposições configuram uma preocupação no contexto alimentar do exposoma, com possíveis implicações a longo prazo, reforçando a importância de políticas mais rigorosas de avaliação dessas substâncias. Demonstramos que trabalhadores que aplicavam agrotóxicos sem uso de EPIs apresentaram diminuição da expressão de genes de reparo do DNA e mutações CHIP que aumentaram em até 27 vezes a chance de desenvolvimento de uma neoplasia de medula. Além disso, pesquisas recentes demonstraram que produtos que utilizam amônia para descoloração de pelos ativam a via neoplásica do gene STING, induzindo em 20% dos camundongos expostos alterações típicas de cânceres de medula. Estas evidências reforçam o papel da exposição ambiental na saúde humana, inclusive de suscitar modificações genéticas iniciadoras de câncer. Este estudo integra o Projeto TÓXICOS, que aplica um algoritmo bayesiano para reclassificar riscos e disponibilizar os resultados em uma plataforma digital aberta, com potencial de subsidiar ações regulatórias e de prevenção no SUS.




