Sugestões
Idioma
Guia para autores
Buscador
Informação da revista
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S452 (Outubro 2022)
Vol. 44. Núm. S2.
Páginas S452 (Outubro 2022)
Open Access

IMPACTO DA REQUISIÇÃO DE 6 HORAS NO INDICADOR SOLICITAÇÃO X LIBERAÇÃO

Visitas
1576
L Aguiar, TB Gualberto, IRL Andrade, FB Rodrigues
Grupo Gestor de Serviços de Hemoterapia - Grupo GSH, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 44. Núm S2
Mais dados
Objetivos

Em janeiro de 2022 o GSH passou a ser responsável pelo suporte transfusional no Hospital Santa Martha de Niterói. Uma das mudanças apresentadas pelo GSH ao hospital foi a modalidade de transfusão de 6 horas.Antes só existia 3 horas, 24 horas, reserva e urgência. Foi reforçado junto da equipe médica a importância de uma indicação criteriosa da do tempo transfusional. Priorizando as transfusões de 3 horas a situações com mais riscos ao paciente evitando dessa forma atrasos no atendimento. Consequentemente melhora no Indicador Solicitação X Liberação.

Material e métodos

O método utilizado foi analisar as requisições eletrônicas desde janeiro 2022. Mensalmente a porcentagem dos diferentes tempos foi passado para a coordenação médica. Encontros com equipe médica, enfermagem e direção foram feitas desde o início com o intuito de mudar um costume do Hospital e mostrar o impacto positivo caso os médicos fossem mais criteriosos na indicação transfusional.

Resultados

Foram analisadas 487 requisições desde janeiro a junho de 2022. Em pouco tempo de trabalho no Hospital conseguimos uma mudança na porcentagem nas requisições de 6 horas. Assim que entramos no Hospital não existia essa categoria para a equipe médica. Em janeiro cerca de 12% das requisições foram 6 horas ( mês em que passamos atender o Hospital); fevereiro em torno de 20% . Março, abril, maio e junho ficamos na faixa entre 30-35% das requisições.

Discussão

O tempo de atendimento de 6 horas é uma excelente estratégia para garantir o atendimento ao paciente que não apresenta necessidade de transfusão imediata. Permite uma melhora no indicador solicitação x liberação. Consequentemente permite que os pacientes que realmente necessitem do atendimento imediato recebam o atendimento no momento correto.

Conclusão

Com a excelente interação entre equipe do hospital e o grupo do GSH, além do interesse de mudança pela direção , foi possível ter uma mudança na porcentagem de atendimento das requisições de 3 horas e 6 horas no Hospital Santa Martha. Dessa forma, o Indicação Solicitação x Liberação manteve se acima da média.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo