HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA doação de sangue é uma prática essencial para o funcionamento dos serviços de saúde, sendo um ato voluntário que salva inúmeras vidas. No entanto, os Hemocentros enfrentam dificuldades diárias na manutenção dos estoques em níveis adequados. Ao mesmo tempo, a formação de estudantes de cursos técnicos em saúde exige vivências práticas em ambientes reais. A partir dessa convergência, foi criada uma iniciativa que une o incentivo à doação de sangue com uma ação pedagógica: a visita técnica certificada ao Núcleo de Hemoterapia, integrada à doação voluntária.
ObjetivosPromover o engajamento de estudantes da área técnica em saúde na doação de sangue, aliando responsabilidade social à formação profissional. Especificamente, busca-se: aumentar o número de doações, proporcionar vivência prática em Hemoterapia e sensibilizar futuros profissionais quanto ao papel multiplicador da informação em saúde.
Material e métodosA ação foi desenvolvida em parceria entre instituições de ensino técnico e o Núcleo de Hemoterapia do Hemocentro São Lucas, no Rio de Janeiro. A iniciativa foi estruturada em dois momentos: (1) organização e transporte de turmas previamente agendadas e (2) realização da visita técnica, conduzida por profissionais que apresentam o ciclo do sangue (triagem, coleta, fracionamento, liberação e armazenamento). Alunos aptos são incentivados à doação, após orientação sobre critérios de elegibilidade. Todos recebem certificação de participação, válida como atividade complementar. Os dados foram coletados entre agosto de 2024 e julho de 2025 por meio de registros informatizados e relatórios institucionais.
ResultadosParticiparam da iniciativa 826 alunos de sete instituições. Desses, 769 (93%) realizaram a doação de sangue, enquanto os demais participaram apenas da visita técnica por inaptidão temporária ou contraindicação médica. Houve aumento médio de 26,5% nas doações no período das visitas. A maioria dos alunos relatou melhor compreensão sobre o serviço de Hemoterapia e intenção de doar novamente. Como desdobramento, alguns tornaram-se doadores regulares de plaquetas por aférese e buscaram inserção profissional na área posteriormente.
DiscussãoA integração entre prática educativa e responsabilidade social revelou-se eficaz tanto na formação técnica quanto na mobilização solidária. A iniciativa contribuiu para a formação cidadã dos alunos, gerando impacto positivo nos estoques do Hemocentro e ampliando o conhecimento sobre o processo hemoterápico. A certificação favoreceu a adesão dos estudantes e o reconhecimento da proposta. Obstáculos como logística de transporte e inaptidão foram contornados com planejamento e revezamento de turmas. O vínculo firmado com as Instituições, evidencia o carácter transformador da ação.
ConclusãoA parceria entre cursos técnicos e o Núcleo de Hemoterapia mostra-se uma estratégia inovadora e replicável para qualificar a formação em saúde e fortalecer os estoques de sangue. A ação promoveu resultados expressivos na quantidade de doações e na formação prática, reforçando a importância da articulação entre ensino e serviço em benefício da saúde coletiva. O impacto prolongou-se para além da atividade, com a formação de novos doadores regulares e a inserção profissional de estudantes, demonstrando o alcance e relevância da iniciativa.




