Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 733
Acesso de texto completo
ELABORAÇÃO DO KIT DO AUTOCUIDADO PARA PACIENTES COM LEUCEMIA AGUDA
Visitas
21
AFL Martinez, VP Souza, CC Shuravin, IO Junior, AMM Queiroz
Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcante (Hemorio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

É visível a preocupação dos grupos de atendimento multiprofissional do Hemorio no que se refere ao aspecto educativo na abordagem do tratamento. Muitos esforços são realizados para que as orientações e disseminação de informações alcancem todos os pacientes envolvidos no seu tratamento, visando favorecer a adesão e, consequentemente, reduzir a incidência de complicações secundárias à doença de base. Pensando nisso, resolvemos desenvolver um kit do autocuidado que será distribuído com ferramentas importantes para ajuda de todo esse processo do tratamento.

Objetivos

Incentivar o autocuidado dos pacientes com leucemia aguda.

Material e métodos

Durante a consulta com o médico hematologista foi fornecido o kit, denominado kit do autocuidado, contendo: um ímã de geladeira (com os sinais de alerta, como em caso de febre, deverá procurar a emergência imediatamente) um panfleto com orientações sobre a doença, outro sobre a alimentação durante a realização da quimioterapia, um termômetro, caso haja dificuldade de uso do termômetro será solicitado a uma Enfermeira esta orientação, uma squeeze, incentivando a hidratação, um mouse pad com orientações sobre neutropenia febril. Ao final, fizemos uma abordagem da receptividade deste kit; foi realizado um pequeno questionário (1- Você gostou do kit? 2- Você recomendaria para outra paciente que esteje inciando a quimioterapia? 3- Qual o item do kit do autocuidado que voce mais gostou ?).

Resultados

Foram distribuídos 20 kits do autocuidado; todos sabiam medir a temperatura, não precisando da intervenção da enfermagem; 40% não tinham termômetro em casa. O resultado do questionário foi que 100% gostaram do kit do autocuidado; 100% recomendariam para outro paciente, 40% gostaram do termômetro, 55% do ímã de geladeira e 5% da squeeze e 100% do mouse pad.

Discussão e conclusão

A criação do kit do autocuidado para pacientes com leucemia aguda demonstrou ser uma ferramenta importante no acolhimento desse paciente, o desenvolvimento de novas ferramentas e a inclusão da equipe multidisciplinar na distribuição, certamente tornará este trabalho mais efetivo.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas