HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
Mais dadosA transfusão de sangue é um procedimento vital para pacientes acometidos com condições agudas e crônicas, tendo como principal objetivo substituir componentes sanguíneos perdidos, como hemácias, plaquetas e fatores de coagulação. Toda indicação de transfusão deve ser cuidadosamente baseada em critérios clínicos, juntamente dos dados laboratoriais. Esse estudo analisa a melhora obtida dos parâmetros laboratoriais após a transfusão do hemocomponente indicado.
ObjetivosO Objetivo do presente estudo foi analisar os resultados dos exames pré e pós transfusão em pacientes que necessitaram de suporte transfusional dos seguintes hemocomponentes: concentrados de hemácias (CH), concentrado de plaquetas randômicas e por aférese, a fim de verificar a eficácia das transfusões através da análise dos seguintes parâmetros hematimétricos: hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht) e plaquetas.
Material e métodosFoi realizada análise retrospectiva dos resultados de exames pré e pós transfusão dos pacientes do Hospital UNIMED de Bauru nos anos de 2023 e 2024. As transfusões avaliadas nesse estudo foram as realizadas em pacientes internados nas enfermarias de Clínica Cirúrgica I, II e III, acometidos de diversas patologias clínicas e cirúrgicas, com idade mínima de 18 anos. Foram transfundidos um total de 2480 hemocomponentes, sendo: 1399 concentrados de hemácias, 997 unidades de plaquetas randômicas e 84 plaquetas por aférese. Os pacientes receberam de 1 a 3 CH, 1unidade/plaquetas/10kg de peso ou uma unidade de plaquetaférese. Os dados foram retirados dos exames contidos no prontuário eletrônico de cada paciente.
ResultadosOs valores mínimo e máximo dos níveis de Hb, Ht e plaquetas pré transfusão foram, respectivamente:5,0g/dL e 9,9g/dL(Hb média 7,45g/dL); 15,2% a 35,6%(Ht médio 25,4%), 4000/mm³ e 37000/mm³(plaquetimetria média 20500/mm³) . Os valores mínimo e máximo dos níveis de Hb, Ht e plaquetas pós transfusão foram, respectivamente: 8,1g/dL e 14,3g/dL(Hb média 11,2g/dL), 25,4% e 46,5%(Ht médio 35,95%), 18000/mm³ e 141000/mm³(plaquetimetria média 79500). Verificou-se um aumento médio de 3,75g/dL de Hb após transfusão, de 10,55% nos valores de Ht e de 59000/mm³nas plaquetas.
Discussão e conclusãoO aumento dos resultados pós transfusão confirmou haver uma melhora significativa nos parâmetros laboratoriais desses pacientes. Esse incremento médio encontrado vem de encontro aos dados de literatura, onde em um paciente adulto, cada unidade de concentrado de hemácias aumenta em aproximadamente 1g/dL de Hb e 3% dos níveis de Ht.Os pacientes não apresentaram reação transfusional grave, a qual pudesse impedir-lhes de finalizar a transfusão dos hemocomponentes solicitados. Pode-se concluir com os presentes dados que a transfusão dos hemocomponentes dos pacientes analisados foi eficaz para a melhoria dos resultados laboratoriais, além de tratar-se de um meio terapêutico de rápida resposta e seguro, quando bem indicada e respeitando-se todo o ciclo do sangue.
Referências:
MV Sistema-Prontuário Eletrônico. Weiskopf RB. Do we know when to transfuse red cells to treat acute anemia Transfusion, 1998.




