A Síndrome do Olho Seco é uma doença multifatorial das lágrimas e da superfície ocular que resulta em desconforto, distúrbios visuais e instabilidade do filme lacrimal e pode ter grande impacto negativo na qualidade de vida dos pacientes. A abordagem terapêutica com soro autólogo tem sido preconizada deste 1986, deste modo, com respaldo em nota técnica sobre produção de colírio liberada pela Anvisa, o reconhecimento da terapia no Conselho Federal de Medicina, foi realizado estudo de logística de implantação de negócio e viabilização da terapia com soro autólogo para a produção de alta qualidade em parceria com startup já estabelecida. A primeira etapa para validação de mercado da terapia consistiu em um mapeamento de mercado para implantação de Mínimo Produto Viável (MVP) já validado por pesquisa científica, produtos com atividade biológica para a saúde humana. Foram identificados 177 serviços/clínicas/consultórios de oftalmologia na região de Botucatu, sendo que 90 clínicas/profissionais entrevistados, 27 estabeleceram contrato para futura prestação de serviços, correspondendo a 30% dos visitados e 15,2% do total de clínicas. O paciente com indicação para uso da terapia é orientado pelo médico oftalmologista que preenche o Formulário de Solicitação (carta de intenção) e protocolo de utilização do colírio de soro autólogo com as devidas exigências da análise sorológica para doenças transmissíveis pelo sangue (Hepatites B e C, HIV, HTLVI/II e Chagas). Para a execução plena da proposta, foi realizado credenciamento de Laboratório para Coleta das amostras. O protocolo de produção do colírio foi validado pelo Laboratório de Biologia Celular de Botucatu (Laboratório de Biotecnologia Aplicada - LBA) desde 2007. Todos os lotes são liberados após aprovação no Controle de Qualidade, envolvendo análise de conteúdo com teste microbiológico e de rotulagem com todas informações necessárias. Neste período de implantação da terapia para novos pacientes, foram registradas apenas duas observações/queixa, uma não foi justificada e o tratamento foi mantido e outra, na qual houve suspensão do tratamento. Quando aplicado questionário de satisfação para médicos, notou-se total satisfação em recomendar a terapia e significativa melhora do quadro clínico dos pacientes. Já a pesquisa de satisfação dos pacientes aponta que há uma boa adesão ao tratamento, efetivo e imediato alívio dos sintomas causados pela Síndrome do Olho Seco. As perspectivas futuras do tratamento com colírio de soro autólogo envolvem melhoria do produto e uma expansão de mercado para diversas regiões do país.
O fator de impacto mede o número médio de citações recebidas em um ano por trabalhos publicados na revista durante os dois anos anteriores.
© Clarivate Analytics, Journal Citation Reports 2025
O CiteScore mede as citações médias recebidas por documento publicado. Mais informação
Ver maisSJR é uma métrica de prestígio baseada na idéia de que todas as citações não são iguais. SJR utiliza um algoritmo similar ao page rank do Google; é uma medida quantitativa e qualitativa ao impacto de uma publicação.
Ver maisSNIP permite comparar o impacto de revistas de diferentes campos temáticos, corrigindo as diferenças na probabilidade de ser citado que existe entre revistas de distintas matérias.
Ver mais




