Sugestões
Compartilhar
Informação da revista
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1220 (Outubro 2024)
Vol. 46. Núm. S4.
HEMO 2024
Páginas S1220 (Outubro 2024)
Acesso de texto completo
ANÁLISE FILOGENÔMICA E RECONSTRUÇÃO FILOGENÉTICA DO GÊNERO ENTEROCOCCUS
Visitas
1113
MBC Mascarenhasa, YVC Mascarenhasb, VAS Ceballosa, SC Soaresa
a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil
b Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 46. Núm S4

HEMO 2024

Mais dados
Objetivo

Realizar análises de filogenômica para posterior análises de plasticidade genômica em linhagens de Enterococcus.

Materiais e métodos

Foram utilizados genomas de 31 espécies do gênero Enterococcus que se encontram depositados em um banco de dados público, o RefSeq do National Center for Biotechnology Information (NCBI) e os mesmos foram utilizados para selecionar os genomas de referência através de informações pré-fornecidas pelo NCBI. Com essas informações estabelecidas, utilizamos o software Gegenees, em que os genomas foram fragmentados utilizando um comprimento em pares de bases pré-definidas. E esses resultados foram plotados no software SplitsTree para inferência das árvores filogenéticas, facilitando a visualização.

Resultados

O mapa de calor gerado pelo software Gegenees demonstra valores que indicam o grau de similaridade entre eles a nível de nucleotídeos, representados em cores. Após a fragmentação dos genomas, os mesmos foram alinhados e tiveram todas as suas partes comparadas contra todos os genomas incluídos na análise, resultando em 1.024 comparações. O resultado do Gegenees contou com 31 espécies do gênero Enterococcus mais um outgroup , totalizando 32 espécies.

Discussão

O heatplot gerado demonstra baixa similaridade das espécies, por apresentarem coloração avermelhada, contudo cinco grupos se destacam por apresentarem maior similaridade, observados na coloração alaranjada. E, para melhor visualização, o resultado foi plotado no SplitsTree criando um dendograma. A árvore filogenética foi construída pelo método de Neighbor-Joining (NJ). As ramificações representam uma maior proximidade entre as espécies (fração correspondente às posições alinhadas). A formação dos 5 clados são os mesmos descritos no heatplot anterior, e o outgroup , representado pelo Streptococcus salivaris , como era de se esperar, não entrou na ramificação, servindo apenas para enraizar o dendograma.

Conclusão

As espécies analisadas apresentam baixa similaridade entre si indicando que os organismos são geneticamente distintos e/ou evolutivamente distantes.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas