Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
ID - 2190
Acesso de texto completo
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO, CARIÓTIPO E FISH EM PACIENTES COM LEUCEMIA MIELOIDE AGUDA, AO DIAGNÓSTICO
Visitas
31
SF Silva, JS Silva, ACP Belazi, LSN Censi, CMS Martins, MLLF Chauffaille, ASB Perazzio, MS Renon
Grupo Fleury, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A leucemia mieloide aguda (LMA) é uma neoplasia hematológica caracterizada pela proliferação de células precursoras hematopoiéticas mieloides (blastos) na medula óssea. Acomete principalmente adultos, perfazendo cerca de 80% dos casos, com maior incidência na população maior de 60 anos. Objetivo: Avaliar a contribuição e complementaridade entre as técnicas de cariótipo, hibridação fluorescente in situ (FISH) e sequenciamento de nova geração (SNG) em casos de LMA, ao diagnóstico, selecionados no período de 30/01/2020 a 06/07/2024, destacando situações de concordância, divergência e exclusividade de achados.

Objetivos

Avaliar a contribuição e complementaridade entre as técnicas de cariótipo, hibridação fluorescente in situ (FISH) e sequenciamento de nova geração (SNG) em casos de LMA, ao diagnóstico, selecionados no período de 30/01/2020 a 06/07/2024, destacando situações de concordância, divergência e exclusividade de achados.

Material e métodos

O cariótipo foi realizado, a partir de cultura de curta duração, pelo método de coloração de banda G. O processamento do SNG consistiu na extração de DNA e de RNA em amostra de sangue ou de medula óssea submetidos ao sequenciamento na plataforma NextSeq500 (Illumina) e posterior análise das variantes de 69 genes (42 genes completos e 27 genes com regiões hotspot) e de região de fusão de 27 genes envolvidos nas neoplasias mieloides. A FISH foi realizada a partir de sondas fluorescentes para identificar alterações cromossômicas específicas que permitem a detecção das anormalidades genéticas frequentes em LMA, como rearranjos PML/RARA e AML1RUNX1T1/RUNX1, além dos que envolvem os oncogenes EGR1, TP53, MLL (KMT2A), RELN, CBFB/MYH11 e PTPRT. Foram analisados retrospectivamente 15 casos que todos os pacientes foram submetidos às técnicas de cariótipo, FISH e SNG, no momento do diagnóstico. Registrou-se a presença de alterações citogenéticas e moleculares detectadas por cada método, bem como casos com achados exclusivos de cada técnica.

Resultados

A coorte incluiu 7 pacientes do sexo masculino e 8 do feminino, com idades entre 45 e 76 anos (média= 67 e mediana=68). Pelo cariótipo foram detectadas 66,7% alterações (10 casos), sendo 6 classificados como cariótipos complexos (≥3 alterações). Pela FISH foram detectadas 66,7% alterações (10 casos), com maior frequência de deleção 7q31.2 (18,1%), cópia adicional de RUNX1T1 (13,6%), deleção de RELN (13,6%) e cópia adicional de MLL (13,6%). Por sua vez, o SNG detectou alteração em todos os 15 casos (100%). Em 33,3% dos casos, o cariótipo e a FISH foram normais, mas o SNG permitiu identificar alterações relevantes para o diagnóstico. Enquanto pela FISH foi possível complementar todos os cariótipos complexos. Dessa forma, todas as técnicas trouxeram informações que contribuíram para o diagnóstico dos pacientes nesse estudo.

Discussão e conclusão

A análise integrada das técnicas envolvidas no estudo demonstra-se essencial no diagnóstico de LMA dada a possibilidade de cada método revelar achados exclusivos e clinicamente relevantes. Esses dados sustentam a recomendação de combinação de técnicas, mesmo em cenários de custo-efetividade restrito, visando sempre a melhor caracterização possível da doença. Portanto, o cariótipo foi fundamental para identificar alterações cromossômicas complexas e clonalidade, a FISH detectou rearranjos submicroscópicos, não identificáveis ausentes no cariótipo e o SNG revelou mutações pontuais e fusões não visíveis nas demais metodologias.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas