Compartilhar
Informação da revista
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
Vol. 47. Núm. S3.
HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo
(Outubro 2025)
DOAÇÃO DE SANGUEID - 2551
Acesso de texto completo
A DESCENTRALIZAÇÃO DA COLETA DE SANGUE TOTAL COMO ESTRATÉGIA PARA O ABASTECIMENTO DE HEMOCOMPONENTES NA HEMORREDE DO ESTADO DO PARÁ
Visitas
14
EdPM Ferreira, PACB Bezerra, LLMd Silva, ACdS Gonçalves, RGd Cunha, GNd Costa, CRD Pereira, VSM Ferreira, ALPd Oliveira, JFd Farias
Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), Belém, PA, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 47. Núm S3

HEMO 2025 / III Simpósio Brasileiro de Citometria de Fluxo

Mais dados
Introdução

A manutenção dos estoques de hemocomponentes representa um desafio constante para os serviços de hemoterapia, especialmente em estados com grande extensão territorial e características geográficas complexas, como o Pará. Nesse cenário, a descentralização das coletas de sangue total surge como uma estratégia fundamental para ampliar o acesso dos doadores e otimizar a cobertura da Hemorrede estadual. A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), por meio de suas unidades fixas e campanhas externas de coleta, tem implementado ações que visam à ampliação da captação de doadores e à interiorização da assistência hemoterápica.

Objetivos

Descrever a importância da descentralização das coletas de sangue total para o abastecimento de hemocomponentes na Hemorrede do Estado do Pará.

Material e métodos

Trata-se de uma pesquisa descritiva, retrospectiva, de abordagem quantitativa. Foi realizado o levantamento de dados por meio do Relatório de Movimento Triagem e Coleta do Sistema de Banco de Sangue (SBS-WEB), utilizado pela Fundação Hemopa para a efetivação de todas as coletas de sangue total. Ressalta-se que o acesso a esse relatório não permite a identificação de qualquer doador de sangue. O período do estudo foi de 01 de agosto de 2023 a 31 de julho de 2025 (dois anos).

Resultados

Durante o período analisado, compareceram ao Hemocentro Coordenador 142.541 candidatos à doação de sangue, com 109.165 coletas de bolsas de sangue total e 641 bolsas de plaquetas por aférese. A sede do Hemocentro Coordenador foi responsável por 40% das coletas de bolsas de sangue total realizadas. As unidades de coleta fixas representaram 22% (UC Castanheira) e 16% (UC Metrópole), enquanto as campanhas externas realizadas pela equipe do Hemocentro foram responsáveis por 22% das bolsas coletadas.

Discussão e conclusão

Os resultados apontam que 60% das coletas do Hemocentro Coordenador correspondem a doações realizadas em unidades de coleta e durante campanhas externas organizadas pela equipe de captação de doadores. A significativa participação das unidades de coleta fixas e das campanhas externas no total de bolsas coletadas demonstra a importância de diversificar os pontos de captação e aproximar o serviço dos doadores. Essa abordagem não apenas contribui para a regularidade dos estoques de hemocomponentes, mas também otimiza recursos e amplia a cobertura populacional. Os dados analisados evidenciam que a descentralização da coleta de sangue total é uma estratégia eficaz para ampliar o acesso da população aos serviços de hemoterapia e, consequentemente, fortalecer o abastecimento da Hemorrede no Estado do Pará. Diante disso, reforça-se a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura, logística e ações de sensibilização, com o objetivo de consolidar e expandir essa estratégia, garantindo a sustentabilidade do sistema hemoterápico estadual.

O texto completo está disponível em PDF
Baixar PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas