Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S520 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S520 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
SETE ANOS DE EXPERIÊNCIA DO SERVIÇO DE TRANSPLANTE AUTÓLOGO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU (HCFMB) – UNESP
Visitas
243
IA Campinas, RO Coelho, BB Arnold, MT Souza, LP Menezes, BB Cal, ME Pelicer, TSP Marcondes, LO Cantadori, RD Gaiolla
Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (HCFMB‒Unesp), Botucatu, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

Apesar do surgimento de novas terapias-alvo, o Transplante de Medula Óssea (TMO) permanece parte integrante do cuidado em diversas doenças Onco-Hematológicas. O Serviço de TMO do HCFMB atua desde 2016, com a modalidade de Transplante Autólogo de Medula Óssea (TCTH-auto). O presente trabalho objetiva analisar dados dos transplantes realizados até o momento.

Métodos

Análise retrospectiva dos dados de todos os pacientes submetidos a TCTH-auto entre junho/2016 e março/2023.

Resultados

121 pacientes submetidos ao TCTH-auto, idade mediana de 53 anos (19‒71). Destes, 69 homens (57%), 28 (23%) procedentes de Botucatu, 91 (75%) do interior paulista e 2 de outros estados. Diagnóstico primário: 54,5% Mieloma Múltiplo (MM); 21% Linfoma de Hodgkin (LH); 19% Linfoma Não Hodgkin (LNH) – predominando Difuso de Grandes Células B e Manto; demais incluíram Leucemia de Células Plasmocitárias, Tumor de Células Germinativas e Amiloidose AL. Mobilização em 98,4% dos casos com G-CSF (destes 43% em associação à Vinorelbina e 3% à Plerixafor). Mediana da coleta de CD34 foi de 4,71×106 células/kg e 96 (79%) pacientes necessitaram apenas uma aférese. A mediana de pega de neutrófilos e plaquetas foi de 12 dias. As internações hospitalares levaram em média 23 dias (13‒58). Durante a internação foram realizadas em média 3 plaquetaféreses e 2 concentrados de hemácias por paciente. Vias alternativas de nutrição (enteral e parenteral, usadas em 46% dos pacientes) foram majoritariamente indicadas por inapetência após o transplante (79%) ou por mucosite (33%). O tempo médio de uso dessas vias foi de 8 dias. Ao total, ocorreram 6 óbitos (4,8%) durante o TMO (1 sangramento alveolar, 2 COVIDs, 3 por sepse) e mais 2 óbitos até D+100, ambos por progressão precoce de doença. Resposta completa no D+100 foi observada na maioria dos casos (56% MM, 68% LH e 74% LNH).

Discussão

No Brasil, o TMO é realizado em 14 estados e predomina em São Paulo. Em 2022, foram realizados 3991 transplantes, sendo 2529 autólogos (63,3%). Segundo portal público da Associação da Medula Óssea, dados coletados desde 2019 apontam que, no Brasil, a maioria dos TCHT-auto são em homens (58,7%) e com diagnóstico primário de MM, seguido por LNH e LH. Tempo de internação médio nacional é de 21 dias e a principal causa de óbito foi a doença primária (46,2%), seguido por infecção (35,5%). As infecções relacionadas ao transplante são uma das principais causas de morbimortalidade, sejam bacterianas, virais e/ou fúngicas e a pandemia do COVID-19 mostrou-se um desafio a mais nesse contexto. De acordo com os dados levantados em 7 anos de funcionamento do serviço, os indicadores se assemelham aos dados nacionais, porém com maior prevalência de LH como a segunda principal indicação do TMO e maior taxa de infecção como causa de mortalidade relacionada ao procedimento, em detrimento da progressão de doença. Um dado muito particular do serviço é o maior número de pacientes que utilizaram vias alternativas de nutrição, principalmente por ingestão insuficiente de dieta.

Conclusão

O presente trabalho demonstra resultado geral positivo do serviço de TMO autólogo do HC-FMB. A análise de dados históricos é fundamental para autoconhecimento e aprimoramento do serviço, contribuindo para a discussão de políticas internas e de investimentos no setor.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas