Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S979 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S979 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
PROJETO DE EXTENSÃO DO SANGUE: IMPACTANDO A COMUNIDADE E A UNIVERSIDADE POR MEIO DA HEMATOLOGIA
Visitas
336
MTCM Carvalho, LL Magalhães, JKC Ribeiro
Centro Universitário Christus, Fortaleza, CE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução e objetivos

: A Hematologia e a Onco-hematologia abrangem o estudo das doenças que afetam os componentes do sangue, a medula óssea e o sistema linfático, como anemias, leucemias, coagulopatias e linfomas. A hemoterapia é uma das principais opções de tratamento contra essas patologias, mas depende da doação solidária. Somando-se a enorme prevalência das hemopatias aos desafios em relação às suas condutas terapêuticas, comprova-se a necessidade de uma maior divulgação de informações sobre o assunto. Desse modo, o Projeto de Extensão do Sangue (PROSAN) tem o objetivo de disseminar informações acerca dessas temáticas, estimular a doação de hemocomponentes na comunidade e promover experiência científica aos discentes, atuando, dessa maneira, em prol da saúde, da vida e da educação.

Materiais e métodos

O PROSAN constitui-se de reuniões entre os integrantes, a fim de planejar ações, discutir temáticas relevantes à Hematologia e à Onco-hematologia e desenvolver ações, em caráter educativo, extensivo e científico. Portanto, a fim de cumprir com esses objetivos, organizou-se um cronograma que foi cumprido com 10 ações. Além disso, a divulgação dessas atividades vem sendo feitas pelas redes sociais do PROSAN.

Resultados

O PROSAN, com apoio e colaboração do Instituto Pró-Hemoce (IPH) no Ceará, contemplou 10 ações no seu primeiro ano de vigência. No Lar São Francisco de Assis, foi discutido sobre a prevenção da anemia ferropriva em crianças com brincadeiras e linguagem adequada. A partir dessa ação, elaborou-se um livro de receitas com refeições e alimentos ricos em ferro, sugerindo alternativas para o consumo. Anteriormente, também no mesmo lugar, foi feita uma ação com 30 idosos sobre mielodisplasias, que foi de grande impacto haja vista que muito não conheciam as síndromes e também apresentavam sintomas e históricos similares a elas. No final de 2022, o “Natal Solidário”, realizado com mais 9 ligas acadêmicas, arrecadou brinquedos, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para o Lar Amigos de Jesus. Em caráter online, foi realizada um curso sobre o linfoma de Hodgkin com 87 pessoas. Ademais, foi lançado o “PodSan” (Podcast de Hematologia) abordando três importantes anemias: ferropriva, sideroblástica e falciforme. A fim de incentivar a doação de sangue, foram realizadas duas ações na Praça das Flores, uma em março pelo “Bloquinho Solidário” para a reabertura da unidade de coleta do local, e outra em junho na campanha do Junho Vermelho.

Discussão

Indubitavelmente foi um projeto muito relevante para as pessoas que foram assistidas e alcançadas através do projeto, incluindo os próprios integrantes da liga que puderam estudar sobre o tema e colocá-los em prática. De fato, os temas trabalhados são pouco difundidos entre a população geral e necessitam de um maior aporte educacional, realizando sempre parceria com o IPH-Saúde, que contribuiu fortemente para a elaboração e efetividade das mais diversas ações.

Conclusão

O PROSAN demonstrou sua relevância ao levar essas informações aos profissionais de saúde, os quais recebem os membros da comunidade na linha de frente, carregando, dessa maneira, a grande responsabilidade de estarem adequadamente capacitados para detectar sinais de doenças hemato-oncológicas. Portanto, conclui-se que o objetivo proposto pela liga foi cumprido e, além disso, incitou-se a programação da continuação do projeto.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas