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Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S466 (Outubro 2021)
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PANDEMIA DO COVID-19 OPORTUNIDADE PARA O ENSINO DE HEMOTERAPIA NA GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
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AL Murari
Departamento de Morfologia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, RS, Brasil
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O objetivo é relatar a experiência da criação da disciplina complementar de graduação “Banco de Sangue” em um curso de Graduação em Farmácia durante a pandemia do COVID-19 e fornecer pistas para novas iniciativas de ensino-aprendizagem na área de Hemoterapia. O Conselho Federal de Farmácia regulamenta as atribuições e competências do farmacêutico em serviços de hemoterapia e/ou bancos de sangue, porém muitos cursos de graduação não possuem em seu currículo uma disciplina específica sobre essa temática. Esta era a situação do curso de Graduação em Farmácia da Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS, Brasil), fundado no ano 1932, com atual currículo de 2014 em que a evolução da hemoterapia sempre foi um tema abordado em uma das unidades (Banco de Sangue) da disciplina obrigatória de Hematologia Clínica. Com a pandemia do COVID-19, durante o ano de 2020 o ensino dessa disciplina passou a ser realizado de forma remota, enquanto que as aulas práticas ficaram suspensas. Com a necessidade de manter o vínculo dos discentes durante a pandemia o docente de Hematologia Clínica organizou um ciclo de palestras no início de 2021.  Sendo que em duas palestras os temas foram “A atuação do Farmacêutico na Hemoterapia” e “Rotinas de Banco de Sangue”, após ao término das palestras os acadêmicos demonstram muito interesse sobre a temática da Hemoterapia. Assim, o curso de graduação resolveu ofertar uma disciplina complementar no primeiro semestre de 2021. Com carga horária de 30 horas e o conteúdo programático da disciplina englobando: a hemoterapia no Brasil, o ciclo produtivo do sangue, imuno-hematologia, sorologia, agência transfusional, reações adversas à transfusão de sangue, controle de qualidade e garantia da qualidade em hemoterapia. Inicialmente foi ofertada uma turma, mas com ocorreu lista de espera de acadêmicos interessados foi necessária a abertura de segunda turma para atendimento da demanda. As aulas estão sendo realizadas através de plaforma virtual de aprendizagem (MOODLE/ UFSM), com atividades síncronas semanais. Atividades complementares são realizadas utilizando aplicativo de mensagens (Whatsapp). A docente que ministra a disciplina é farmacêutica e tem 16 anos de experiência em diversos setores do Serviço de Hemoterapia da Instituição. Duas acadêmicas que estão cursando a disciplina começaram a desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso com temas relacionados a disciplina. A utilização do aplicativo de mensagens tem permitido o acompanhamento e a discussão de temas relacionados a hemoterapia e a pandemia do COVID-19, como por exemplo, a inaptidão temporária de doadores de sangue que realizam a vacina para o coronavírus a medida que novas vacinas foram disponibilizadas no Brasil. A coordenação do curso já aprovou a oferta da disciplina para o segundo semestre de 2021.  A oferta do tema, na condição de disciplina, demonstrou responder a necessidade de garantir vínculo dos acadêmicos e contribui para o andamento do curso, pois permite adiantar a carga de disciplinas complementares. Além disso, fornece melhores subsídios para os futuros farmacêuticos atuarem na área de hemoterapia.

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Hematology, Transfusion and Cell Therapy
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