Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S207 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S207 (Outubro 2021)
Open Access
MIELOMA MÚLTIPLO: DEFINIÇÃO, MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS E LABORATORIAIS
Visitas
1838
BFB Bassani, AL Schuster, PRC Consoni
Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivos

O Mieloma Múltiplo (MM), é uma neoplasia de células plasmáticas produtoras de imunoglobulina monoclonal. É responsável por 10% das neoplasias hematológicas e 20% das mortes por neoplasias hematológicas malignas. Assim, este trabalho tem por objetivo definir o MM e descrever as manifestações clínicas e laboratoriais do MM.

Materiais e métodos

Realizou-se uma revisão de literatura narrativa, utilizando a base de dados Scielo e Pubmed, durante o mês de junho de 2021, filtrando por mieloma múltiplo, definição, clínica e laboratoriais.

Resultados

O MM é uma neoplasia hematológica caracterizada pela infiltração de medula óssea por plasmócitos clonais e pela produção de uma proteína monoclonal (PM), sendo considerado incurável. A sua epidemiologia representa até 98% em pacientes com mais de 40 anos de idade, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Seu quadro clínico é representado por dor óssea, anemia normocítica e normocrômica, assim como fraqueza, cansaço e mal-estar geral, insuficiência renal, infecções recorrentes, perda de peso, macroglossia, síndrome do túnel do carpo e diarréia, estas três últimas manifestações presente em 5% dos pacientes com MM. Quanto às manifestações laboratoriais, no hemograma encontra-se aumento de velocidade de hemossedimentação, neutropenia e trombocitopenia, aumento de concentração de proteína sérica total ou proteína monoclonal em soro ou urina, creatinina elevada, hipercalcemia, redução de imunoglobulinas séricas normais, hipoalbuminemia e aumento de plasmócitos anormais em medula óssea.

Discussão

O MM é uma manifestação hematológica de caráter neoplásico, incurável. A manifestação clínica é ampla tendo acometimento principal dos sistemas ósseo, sanguíneo, renal, articular e digestório. Quanto aos exames laboratoriais, ocorrem alterações no hemograma, na bioquímica sanguínea, exame qualitativo de urina, imunoglobulinas, eletroforese de proteínas, cadeias leves livres e microglobulina beta 2.

Conclusão

A doença do MM predomina nos adultos acima dos 40 anos. Suas manifestações clínicas e laboratoriais isoladas não são suficientes para diagnosticar o MM, sendo seu diagnóstico baseado numa combinação de sintomas e achados laboratoriais, além do exame físico.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas