Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S276 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S276 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
LEUCEMIA LINFOBLÁSTICA AGUDA B COM INFILTRAÇÃO RENAL E EFEITO WARBURG SECUNDÁRIO
Visitas
284
GMC Silva, VMR Souza, GG Cunha, LR Soares, ACR Marques, MLRO Almeida, LTPB Silva, L Miloni, LPDS Rocha, FR Kerbauy
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

O presente estudo tem por objetivo relatar um caso de Leucemia Linfoblástica Aguda B (LLA-B) que se apresenta com infiltração renal sem células imaturas em sangue periférico.

Relato de caso

Paciente de 27 anos, com antecedente de crises convulsivas durante a infância e deficit cognitivo moderado a grave, apresenta perda ponderal não intencional de 25 kg (peso basal 70 kg), associada a êmese, além de anemia macrocitica discreta, hipoproliferativa, lesão renal aguda, nefromegalia bilateral, acidose tubular renal grave, hipocalemia, hipomagnesemia e hiperlactatemia. Hemograma sem outras citopenias ou evidência de células imaturas. Ausência de déficits carenciais, sorologias negativas e provas reumatológicas negativas. Realizada biopsia renal para investigação do quadro. Visto à biopsia renal presença de atrofia tubular além de fibrose intersticial leve, com denso infiltrado de células de aparência linfoide atípicas, com nucleos moderadamente hipercromáticos, pleomorfos e nucléolos evidentes. Imunohistoquimica com positividade para TDT (parcial), CD20, CD45, CD79a e Ki67 80%; negativo para CD3, CD34, CD68, MPO. Aspirado medular seco e biopsia de medula ossea com celularidade aumentada por infiltração hematolinfoide difusa de morfologia imatura e fibrose reticulinica grau II. Visto também presença de infiltração em sistema nervoso central (SNC) à imunofenotipagem do liquor, sem sintomas neurológicos associados. Feito diagnostico de LLA-B.

Discussão

A LLA-B é uma neoplasia hematológica com origem na medula óssea que pode ser caracterizada por um polimorfismo citogenético e apresentação clínica diversa. Observamos através do caso supracitado uma apresentação clínica incomum de LLA-B com infiltração renal na ausência de blastos em sangue periférico. Trata-se de um caso atípico que chama a atenção para a capacidade de infiltração neoplásica em tecidos extrahematopoiéticos não reconhecidos como santuários linfoides mesmo na ausência de blastos circulantes.

Conclusão

Por fim, concluímos que é necessária alta suspeição clínica para casos atípicos de LLA-B, como o apresentado neste trabalho, em que não havia evidência clínica de infiltração neoplásica em sitios mais comuns (sangue periférico, sistema nervoso central, testículo ou linfonodos), havendo neste caso infiltração renal exuberante e infiltração assintomática em SNC. Apesar de serem a minoria dos casos, tais apresentações revelam a necessidade de um alto grau de suspeição para desvendar o diagnóstico de quadros clínicos como esse.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas