Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S158-S159 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S158-S159 (Outubro 2021)
Open Access
INVESTIGAÇÃO DE MUTAÇÕES EM NEOPLASIAS MIELOIDES UTILIZANDO UM PAINEL MULTIGENE DE SEQUENCIAMENTO DE NOVA GERAÇÃO
Visitas
1178
FK Marquesa,b, FLO Marinhoa, SSS Araújoc, AP Sabinob
a Pesquisa e Desenvolvimento, Instituto Hermes Pardini, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
b Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
c Hospital das Clínicas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Introdução

As neoplasias mieloides (NMs) são um grupo heterogêneo de neoplasia hematológica que inclui a leucemia mieloide aguda (LMA), síndromes mielodisplásicas (SMD), neoplasias mieloproliferativas (NMP) e as neoplasias mielodisplásicas/mieloproliferativas (SMD/NMP). A classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para NM tem consolidado a importância das alterações moleculares no diagnóstico e prognóstico dessas neoplasias. Com a crescente utilização da abordagem genômica nos estudos de NMs, novos biomarcadores moleculares tem se mostrado relevantes para o prognóstico e terapêutica. Painéis multigenes de sequenciamento de nova geração (NGS) permitem uma análise mais completa de alterações genéticas diversas, como variantes de nucleotídeo único (SNV), pequenas deleções e inserções, dentre outras. Entretanto, os benefícios da utilização de painel de NGS na investigação das NMs não estão totalmente definidos.

Objetivo

Investigar mutações gênicas em pacientes com diagnóstico de NM.

Metodologia

Entre novembro/2019 e julho/2021 foram coletadas 30 amostras de sangue periférico ou medula óssea de pacientes com diagnóstico de NM, no serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas da UFMG. Amostras de DNA e RNA de cada paciente foram sequenciadas utilizando o painel Oncomine Myeloid Assay (Thermo Fisher Scientific), com sequenciamento de 40 genes (23 hotspots e 17 genes completos), fusões gênicas envolvendo 29 genes drivers e análise de expressão dos genes MECOM, WT1, MYC, SMC1A e BAALC.

Resultados

Foram sequenciadas amostras de 30 pacientes: 11 SMD (36,7%), 10 (33,4%) LMA, 6 NMP (20,0%), 2 SMD/NMP (6,7%) e uma leucemia aguda de fenótipo misto (3,3%). A mediana de idade foi de 52 anos (18 a 83 anos). Dezenove pacientes (63,3%) eram do sexo masculino e 11 (36,7%) do sexo feminino. Em 26 casos (86,7%) foi detectada pelo menos uma mutação, com o número por caso variando de 1 a 5. Foram detectadas um total de 57 mutações em 22 genes, sendo mais frequentes as mutações em TET2, IDH2, FLT3 (ITD) e ASXL1. Foram detectadas mutações em todos os casos de LMA, destacando-se também pelo maior número de mutações, sendo mais frequente a mutação FLT3 -ITD. As mutações FLT3 -ITD tiveram razão alélica mutante/selvagem maior que 0,5; todas confirmadas por eletroforese capilar. Na SMD destacam-se as mutações em TET2 e ASXL1. Mutações em TET2 também foram as mais frequentes na NPM e SMD/NMP. Em 12 casos (40%) foi detectada pelo menos uma mutação em genes associados a prognóstico adverso, como FLT3, ASXL1, TP53, RUNX1, U2AF1 e DNMT3A. Dez (33,3%) pacientes evoluíram para óbito, sendo quatro casos de LMA (três FLT3 -ITD+e um RUNX1 mutado) e um caso de SMD AREB-2 com TP53 mutado e cariótipo complexo com monossomia de 17. Detectamos as fusões RUNX1-RUNX1T1, KMT2A-MLLT3 e PICALM-MLLT10 na LMA; e BCR-ABL1 na LMC. Mutações em TET2, SF3B1 e IDH2 foram detectadas em três casos de NPM triplo negativa. Em dois casos de LMA foi observado aumento da expressão de MYC e SMC1A.

Discussão e conclusão

Neste estudo detectamos uma alta frequência e co-ocorrência de mutações, algumas associadas à prognóstico adverso. A expressão aumentada de MYC e SMC1A parece estar associada a prognóstico adverso, mas há poucos estudos mostrando a relevância das análises de expressão nas NMs. Como múltiplos genes estão relacionados à patogênese das NMs, com sobreposição significativa de mutações entre os grupos, o uso de um painel NGS mieloide multigene é relevante e factível.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas