Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S855-S856 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S855-S856 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
INQUÉRITO SOROLÓGICO DA COVID-19 – UMA INICIATIVA DA FIOCRUZ EM ATENÇÃO A SAÚDE DOS PROFISSIONAIS NA PANDEMIA
Visitas
225
JRN Castro, YR Ribeiro, HCBG Borges, AS Ribeiro, DC Vigo, DCDD Passo, SAN Oliveira, VF Mendonça, MC Adati
Instituto Nacional de Controle de Qualidade de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

Em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, República Popular da China e tratava-se de uma nova cepa do coronavírus que ainda não havia sido identificada em seres humanos. Em 7 de janeiro de 2020, as autoridades chinesas confirmaram que haviam identificado um novo tipo de coronavírus e em 30 de janeiro de 2020, a OMS declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) em razão da disseminação do coronavírus relatada em 19 países, com transmissão entre humanos na China, Alemanha, Japão, Vietnã e Estados Unidos da América. Nos termos do Regulamento Sanitário Internacional, a ESPII, “um evento extraordinário que pode constituir um risco de saúde pública para outros países devido a disseminação internacional de doenças; e potencialmente requer uma resposta internacional coordenada e imediata”. A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), órgão do Ministério da Saúde tem como missão institucional promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania, além de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) que contribuam para a promoção da saúde, da qualidade de vida da população brasileira, redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e a cidadania como valores centrais. Assim, em 13 de março de 2020 foi divulgado o Plano de Contingência da Fiocruz diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), determinava que os profissionais acima de 60 anos ou com doenças pré-existentes, deveriam ficar em confinamento e os demais profissionais, de acordo com a atividade executada, nos diferentes laboratórios, deveriam continuar exercendo suas atividades. Nesse sentido, a Fiocruz tomou a iniciativa de lançar uma plataforma on line: http://teste-rapido-fiocruz.web.app/#/ para a testagem de sua força de trabalho.

Objetivo

Testar a força de trabalho da FIOCRUZ, que permanecia em atividade, durante a pandemia da COVID-19.

Métodos

No período de março de 2020 a março de 2021 foram cadastrados nesta plataforma 945 profissionais para a testagem da COVID-19 e vale lembrar que na ocasião estavam disponíveis, no mundo, apenas os kits para detecção da COVID-19 IgM/IgG. O processo compreendia o acesso a esta plataforma, agendamento, testagem e comparecimento ao laboratório para coleta da punção digital, execução da testagem e a inclusão do resultado, nesta plataforma.

Resultados e discussão

Da amostragem de 945 profissionais foram obtidos os seguintes resultados: positivo: 193 (20%) profissionais e negativo: 752 (80%) profissionais. Os profissionais que obtiveram resultados positivos para anticorpos IgM/IgG da COVID-19 foram devidamente afastados de suas funções. Os profissionais com resultado negativo, continuava exercendo suas funções e os profissionais com resultado positivo, eram afastados de suas atividades, retornando ao trabalho, somente após resultado negativo.

Conclusão

Esta iniciativa promovida pela Fiocruz demonstra a sua preocupação com a saúde e bem estar de sua força de trabalho, exercendo suas funções durante o enfrentamento da pandemia.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas