Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S83 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S83 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM INDIVÍDUOS COM DOENÇA FALCIFORME: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Visitas
243
ACCS Ramosa,b, SRA Oliveirac, AS Sampaioc
a Centro Integrado Universitário de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), Recife, PE, Brasil
b Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Recife, PE, Brasil
c Instituto Aggeu Magalhães (IAM), Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), Recife, PE, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

avaliar as evidências disponíveis na literatura sobre os impactos da pandemia da COVID-19 em indivíduos com doença falciforme.

Material e métodos

Trata-se de uma revisão de escopo para responder à pergunta: Quais as evidências na literatura sobre os impactos da pandemia da COVID-19 em indivíduos com doença falciforme? A busca foi realizada nas bases de dados do Portal Regional da BVS - MEDLINE, LILACS, BDENF-Enfermagem; PUBMED e literatura cinzenta. Duas triagens foram realizadas para seleção dos artigos. Os dados dos estudos selecionados para revisão de escopo foram extraídos através de formulário elaborado para extração de dados que contém detalhes específicos sobre o PCC – População, Conceito e Contexto.

Resultados

Acerca dos impactos da pandemia da COVID-19 em indivíduos com doença falciforme, nesta revisão, foram selecionados 29 estudos publicados entre 2020 e 2021. Todos na língua inglesa. Diante dos estudos selecionados, verifica-se uma escassez de publicações sobre a temática no âmbito nacional. Da seleção, 18 estudos (62,06%) foram encontrados na base de dados na US National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed); 10 (34,48%) no Portal Regional da BVS - MEDLINE e 01 (3,44%) no Portal Regional da BVS – LILACS.

Discussão

Da leitura e análise das publicações, ascenderam três abordagens conclusivas: 1- Indivíduos portadores de doença falciforme infectados pelo Sars-Cov-2 não apresentaram um desfecho mais grave do que a população geral; 2- portadores de doença falciforme devido às implicações fisiopatológicas podem constituir um grupo de risco ou podem ter um curso mais grave quando infectados pelo Sars-Cov-2; 3- Uma maior conscientização e abordagem multidisciplinar dos indivíduos com doença falciforme favorece a obtenção de melhores resultados.

Conclusão

Indivíduos com doença falciforme são considerados de alto risco para infecção e complicações pela Covid-19, porém não apresentaram desfecho mais grave que a população geral. São necessários mais estudos sobre o impacto da COVID-19 nesses pacientes, a fim de que informações adicionais contribuam para o gerenciamento eficaz desta população.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas