Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S661-S662 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S661-S662 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
FATORES DE INAPTIDÃO DE DOADORES DE SANGUE EM UM HEMOCENTRO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Visitas
218
AM Pereira, JRD Santos, MS Bandeira, EA Teles, TRJ Gonçalves, YPD Santos, SS Gomes, ALPS Guimarães, MGA Nascimento, TS Oliveira
Universidade Federal do Acre (UFAC), Rio Branco, AC, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivos

Analisar os fatores de inaptidão à doação de sangue no Hemocentro do Acre (Hemoacre).

Materiais e métodos

Estudo quantitativo, retrospectivo, transversal e descritivo, feito a partir de dados secundários obtidos no sistema Hemovida, analisados descritivamente pelo software SPSS. Foram incluídos todos os candidatos à doação de janeiro a junho de 2021.

Resultados

Dentre 8.460 candidatos, 28,21% estavam inaptos; sendo as triagens clínica, hematológica e sorológica responsáveis, respectivamente, por 63,2%, 19,61% e 17,19% das inaptidões. As causas de inaptidão eram majoritariamente temporárias, com destaque para a realização de procedimentos com agulhas, hipertensão e comportamento sexual de risco. Entre inaptidões hematológicas, a principal causa foi anemia, com subpopulação predominantemente feminina. Por fim, dentre as causas sorológicas, destaca-se a sorologia positiva para hepatite B, com subpopulação predominante masculina, entre 31 a 49 anos. Há predominância de homens de 16 a 30 anos em toda população de inaptos.

Discussão

o Acre segue a tendência dos estados da região norte, com porcentagem de inaptidão maior que a média nacional. As causas de inaptidão eram majoritariamente temporárias. A predominância masculina entre inaptos pode estar associada à maior procura do serviço de doação de sangue por esta população. A predominância de mulheres entre hematologicamente inaptos se explicaria pela maior incidência de anemia ferropriva devido à menor reserva de ferro ocasionada pelo ciclo menstrual. A taxa de inaptidão por condição sorológica no Acre está acima da média nacional, o que poderia ser atribuído à maior taxa de portadores de hepatite B, endêmica da região norte.

Conclusão

A triagem clínica é a principal forma de detecção de indivíduos inaptos, sendo os homens entre 16-30 anos e solteiros a principal população de inaptos. Nosso estudo tem como limitação ter ocorrido em ano de pandemia, reduzindo o número de amostras para análise.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas