Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S503 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S503 (Outubro 2021)
Open Access
EXPERIÊNCIA DOS MONITORES DA DISCIPLINA DE HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA DA UNIRIO DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA DE COVID-19
Visitas
1279
G Sadigurschi, KG Frigotto, EB Riscarolli, TLD Santos, VRA Valviesse, LL Bergier, MC Magalhães
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivos

Relatar a experiência dos monitores da disciplina de Hematologia e Hemoterapia do curso de Medicina da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em relação às monitorias ministradas através de plataforma digital durante a pandemia de COVID-19.

Material e métodos

Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da vivência dos monitores. A disciplina foi ministrada no formato de ensino a distância (EAD) durante os semestres de 2020.1 e 2020.2. As monitorias virtuais aconteceram nos horários anteriormente reservados para as atividades práticas da disciplina. A plataforma digital utilizada foi o Google Meets.

Resultados

Foram realizadas durante os dois semestres 4 atividades virtuais, divididas de acordo com os seguintes temas: métodos diagnósticos, hemograma, hematoscopia, e coagulograma. Na monitoria de métodos diagnósticos, foram apresentados aos alunos através da discussão de 4 casos clínicos, os seguintes métodos diagnósticos: biópsia de medula óssea e aspirado de medula óssea; citogenética e biologia molecular; citometria de fluxo; eletroforese de proteína e eletroforese de hemoglobina. A monitoria de hemograma foi estruturada com a apresentação dos tópicos de forma teórica seguida da discussão de hemogramas com diferentes alterações, promovendo uma interação prática com os alunos. A monitoria de hematoscopia foi realizada com a projeção de lâminas, seguida de perguntas sobre as alterações apresentadas e as condições hematológicas relacionadas. Esse formato contribuiu para o engajamento dos alunos com o tema, tornando a discussão mais dinâmica. Com relação à monitoria de coagulograma, esta foi estruturada com a explicação da cascata de coagulação de forma detalhada seguida da apresentação dos exames laboratoriais usados na prática clínica e a utilização dos mesmos para avaliação de alterações na coagulação. Ao longo da monitoria de coagulograma foram elaboradas perguntas de fixação de conteúdo e apresentadas questões de residência médica sobre o tema, o que contribuiu para sedimentação do conteúdo apresentado.

Discussão

Anteriormente, a monitoria da disciplina de Hematologia e Hemoterapia era constituída por aulas práticas semanais, que tinham como objetivo auxiliar na sedimentação dos conteúdos teóricos. Entretanto, devido à pandemia de COVID-19, as atividades práticas ficaram impossibilitadas, e passaram a ser realizadas à distância. De forma geral, apesar das dificuldades impostas pelo ambiente virtual, as monitorias realizadas representaram uma importante estratégia para o engajamento e interação dos alunos com os monitores e professores da disciplina. Para os monitores, essa experiência constituiu uma ferramenta de aprendizagem, proporcionando aprimoramento da organização e da autonomia.

Conclusão

A monitoria da disciplina de Hematologia e Hemoterapia realizada de forma virtual representou uma experiencia desafiadora em que as ferramentas tecnologicas forneceram suporte essencial para possibilitar o acompanhamento dos alunos e o desenvolvimento das atividades. Ainda há um longo processo de adaptação com a nova realidade, na qual o estudo remoto ainda deve persistir por tempo indeterminado, mas que, mesmo apresentando algumas desvantagens relacionadas ao rendimento dos estudantes, continua sendo a melhor opção devido às atuais circunstâncias.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas