Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S502-S503 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S502-S503 (Outubro 2021)
Open Access
ENSINO DA HEMATOLOGIA DURANTE A PANDEMIA: DESAFIOS E SOLUÇÕES
Visitas
1188
STF Grunewald, KRL Alves, AEH Neto, MA Mota
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, MG, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivos

A pandemia por COVID-19 trouxe grandes desafios para as instituições de ensino superior durante o ano de 2020. Esse relato tem por objetivo discutir possíveis soluções para esses desafios, do ponto de vista do ensino da Hematologia para a graduação em Medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Material e métodos

Relato da experiência da disciplina e revisão da literatura.

Resultados

As atividades presenciais da graduação de Medicina da UFJF foram suspensas em março de 2020, devido às condições sanitárias relacionadas à pandemia. Em setembro do mesmo ano, foram retomadas as aulas das disciplinas teóricas, no formato de ensino remoto emergencial. Nesse intervalo, comissões formadas por docentes e alunos procuraram abordar os principais desafios enfrentados pela instituição e sua comunidade, dentre eles: a impossibilidade da realização de atividades presenciais devido à necessidade de isolamento social, a dificuldade de acesso de parte dos alunos a computadores e conexão de internet em seu domicílio, a preocupação em evitar que a realização de disciplinas remotas prejudicasse a qualidade do ensino. Dessa forma, optou-se, na disciplina de hematologia, pela seguinte organização, para cada semana de aula: videoaula de 20 a 30 minutos de duração, em formato assíncrono; materiais para estudo, como artigos científicos ou capítulos de livro, com aproximadamente 1 hora para leitura; pós-teste com questões objetivas, por meio de formulário online, com 10 minutos para realização. Os seguintes temas foram escolhidos como essenciais para serem abordados nesse formato ao longo de oito semanas: anemias hemolíticas, anemias não hemolíticas, fisiologia da coagulação e patologias associadas, leucemias, linfomas, gamopatias monoclonais, medicina transfusional. As notas obtidas com os pós-testes foram adicionadas para computar a nota final. Os professores ficavam disponíveis para sanar eventuais dúvidas através da plataforma online. Na nona e décima semana de aula, os professores prepararam uma sessão de discussão de casos clínicos com os temas abordados.

Discussão

Em um período de poucos meses, instituições, docentes e alunos precisaram se adaptar a uma realidade súbita e pouco flexível trazida pela pandemia. Isso os impulsionou a buscar estratégias alternativas de ensino à distância, com a preocupação de manter a qualidade e de utilizar metodologias com evidências científicas e/ou que já estavam em uso por outras instituições. As avaliações positivas dos alunos recebidas ao final dos dois períodos letivos de ensino remoto emergencial sugerem que, embora ainda passível de melhorias, a estratégia utilizada atingiu seu objetivo.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas