Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S854 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S854 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
DESAFIOS NA CAPTAÇÃO DE PACIENTES PARA PESQUISA SOBRE OS IMPACTOS DA COVID-19: OBSTÁCULOS E SOLUÇÕES EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Visitas
248
DRC Silvaa,b, DD Meirab, ASS Zetumb, EN Vargasa, HN Silvaa, VDP Ventorimb, HP Rosac, MC Casottib, LS Batistab, ID Lourob
a Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Dr Marcos Daniel Santos (HEMOES), Vitória, ES, Brasil
b Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil
c Universidade Vila Velha (UVV), Vila Velha, ES, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

A COVID-19 impôs restrições científicas afetando a condução de pesquisas em laboratórios. Apesar dessas adversidades, a resposta da comunidade científica à pandemia foi notável.

Objetivo

Este trabalho visa destacar os desafios superados na captação de participantes para uma pesquisa sobre COVID-19 após alta hospitalar, avaliando sua patogênese e aspectos hemostáticos, imunológicos, inflamatórios e moleculares.

Materiais e métodos

Parcerias foram estabelecidas para acesso aos prontuários médicos de dois hospitais na região metropolitana da Grande Vitória, um público (HPU) e outro privado (HPR). O recrutamento no HPU ocorreu entre novembro de 2020 a novembro de 2021 e no HPR de fevereiro de 2021 a setembro de 2021. Critérios de seleção: sobreviventes de COVID-19 confirmados por RT-PCR, 18-65 anos, internados (enfermaria/UTI), ≥ 30 dias pós infecção e não vacinados. Os voluntários foram contatados por ligação e WhatsApp. Os participantes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), responderam um questionário e tiveram amostras de sangue coletadas. A pesquisa recebeu aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Espírito Santo (nº CAAE 37094020.6.0000.5060).

Resultados

Foram captados 4.807 potenciais voluntários, sendo 3843 (80,0%) do HPU e 964 (20,0%) do HPR. Destes, 573 (14,9%) do HPU e 298 (30,9%) do HPR foram contactados. No HPU, houve 465 internações na UTI e 108 em enfermaria, porém apenas 83 (17%) das pessoas da UTI e 4 (3%) das pessoas da enfermaria aceitaram participar. No HPR, 298 pessoas foram contactadas, com 106 na UTI e 192 na enfermaria. Entre eles, somente 11 da UTI (10%) e 36 da enfermaria (18%) aceitaram participar. Somente 134 participantes foram obtidos em ambos os hospitais.

Discussão

Durante a pandemia da SARS-CoV-2, diversas pesquisas sofreram impactos negativos. Em nosso estudo, a captação de pacientes para pesquisa sobre os impactos da COVID-19 enfrentou diversos desafios, como transporte reduzido, falta de vacina, debilitação física e emocional, principalmente de pacientes afetados diretamente pela doença, entre outros. Diante desse contexto desafiador, a adoção de estratégias eficazes tornou-se fundamental para garantir a continuidade do projeto. Dentre essas estratégias, prezamos por uma abordagem que reconhecesse os traumas vivenciados durante a pandemia, o que resultou na construção de confiança sólida com os participantes. Além disso, parcerias com instituições hospitalares foram essenciais para a coleta dos dados dos voluntários. Por fim, a adaptação de protocolos e o uso de recursos tecnológicos foram elementos fulcrais para garantir o êxito da pesquisa.

Conclusão

A captação de pacientes exigiu uma abordagem adaptável para superar os desafios impostos pela pandemia. A busca por soluções inovadoras e a conscientização sobre a importância da ciência e da participação da população foram fundamentais para o avanço no entendimento e na resposta a essa complexa crise de saúde global, que foi a COVID-19.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas