Compartilhar
Informação da revista
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S541 (Outubro 2021)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 43. Núm. S1.
Páginas S541 (Outubro 2021)
Open Access
COVID-19 EM PACIENTES ONCO-HEMATOLÓGICOS PEDIÁTRICOS EM MARÍLIA
Visitas
1170
AA Marasco, VS Patriota, B Carvalho
Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Marília, SP, Brasil
Este item recebeu

Under a Creative Commons license
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 43. Núm S1
Mais dados
Objetivo

Avaliar a evolução clínica dos pacientes onco-hematológicos pediátricos em vigência de COVID-19 e suas repercussões no tratamento da doença de base, avaliando se há associação com maior grau de severidade nesses indivíduos.

Métodos

Estudo descritivo de tipo série de casos de pacientes atendidos no ambulatório de Onco-Hematologia Pediátrica da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), do complexo HC/FAMEMA.

Resultados

Dos 11 pacientes do estudo, 4 eram do sexo feminino e 7 do sexo masculino. A média de idade foi de 16 anos. 6 dos 11 pacientes necessitaram de internação hospitalar e apenas 1 paciente hospitalizado apresentou quadro clínico com maior gravidade. Não houve óbitos considerando a população estudada (n = 11). Os pacientes seguiram tratamento da doença de base após média de 10 dias do início dos sintomas. Não houve impacto no prognóstico da doença de base dos 11 pacientes do estudo.

Conclusão

A evolução clínica dos pacientes com comorbidades onco-hematológicas não apresentou maior gravidade quando comparada à população de mesma faixa etária sem comorbidades. O tratamento da doença de base não foi significativamente modificado devido a infecção viral, e portanto não houve impacto no prognóstico onco-hematológico dos pacientes do estudo.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas