Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S137 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S137 (Outubro 2023)
ONCO-HEMATOLOGIACITOMETRIA DE FLUXO
Acesso de texto completo
COMPARAÇÃO DO PAINEL EUROFLOW AML/MDS E CLEARLLAB M1/M2 NA CITOMETRIA DE FLUXO HEMATOLÓGICA PARA DIAGNÓSTICO DE LMA E SMD: VANTAGENS E DESAFIOS
Visitas
198
GHM Oliveiraa,b, AO Salesa, SDDN Medeirosa, CCO Ramosa, TB Guimaraesa, RDA Soaresa, E Fernandesa, MF Limaa, HCG Duartea, RS Barrosob
a Getulio Sales Diagnósticos (GSD), Natal, RN, Brasil
b FlowMentor - Diagnóstico Integrado e Citometria de Fluxo, São Paulo, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Este estudo teve como objetivo comparar o painel Euroflow AML/MDS e a estratégia com tubos secos ClearLLab M1 e M2 na citometria de fluxo hematológica para o diagnóstico de leucemia mieloide aguda (LMA) e neoplasia mielodisplásica (SMD). Avaliamos sensibilidade, precisão e aplicabilidade de ambos os painéis.

Métodos

Foram analisados 10 casos de LMA e 10 casos de SMD usando o painel Euroflow AML/MDS (8 cores) e o ClearLLab M1 e M2 (10 cores) para os mesmos pacientes. Os parâmetros investigados incluíram a sensibilidade e precisão dos anticorpos em comum entre os painéis, bem como a estratégia de análise utilizada.

Resultados

Não foram observadas diferenças significativas entre os dois grupos em relação à sensibilidade e precisão dos anticorpos. No entanto, o ClearLLab M1 e M2 demonstrou maior facilidade na detecção dos marcadores aberrantes CD7, CD15, CD19 e CD123, que são nativos nos primeiros tubos do painel ClearLLab, enquanto para obtê-los no painel Euroflow, seria necessário utilizar tubos adicionais. Foi observado que o ClearLLab M1 e M2 apresenta um maior desafio na avaliação de promonócitos e monoblastos devido à ausência do marcador IREM-2. Além disso, a ausência dos marcadores eritróides CD36 e CD71 no ClearLLab impossibilita a análise fenótipica de diseritropoiese e aplicação do Red Score nas SMD. No entanto, identificamos que o citômetro DxFLEX - Beckman plataforma de 13 cores, oferece a possibilidade de inserção manual (Drop In) desses marcadores no ClearLLab, o que pode mitigar essas limitações.

Discussão

A ausência do marcador IREM-2 no ClearLLab M1/M2 torna o diagnóstico de leucemias que envolvem a linhagem monocítica mais desafiador, e a ausência do Red Score pode dificultar uma avaliação mais precisa nas SMD. No entanto, a flexibilidade oferecida pelo DxFlex, permitindo drop in abre novas perspectivas para aprimorar a estratégia de análise.

Conclusão

O painel ClearLLab M1 e M2, apesar de apresentar algumas limitações na avaliação de certas populações celulares e no RED Score em SMD, é uma opção mais econômica e rápida em comparação com a estratégia Euroflow. A possibilidade de inserção manual dos marcadores ausentes no ClearLLab usando o citometro de fluxo com 13 cores pode ser uma alternativa viável para superar essas limitações. Considerando a escassez de profissionais especializados em citometria de fluxo no Brasil, a possibilidade de utilizar um tubo seco com todos os marcadores necessários simplifica o processo laboratorial, torna a técnica mais acessível e confiável pois ao utilizar tubos secos, há uma diminuição do risco de erros operacionais relacionados a pipetagem de anticorpos, minimizando erros e a necessidade de repetição de testes. ClearLLab é uma alternativa econômica, padronizada, estável e pode viabilizar a realização de exames hematológicos avançados em diversas regiões do país.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas