Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S797 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S797 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
CITOCINAS E FATORES DE CRESCIMENTO DO SOBRENADANTE DE CONCENTRADO DE HEMÁCIAS DE SANGUE DE CORDÃO UMBILICAL E DE DOADORES ADULTOS
Visitas
184
MA Rissoa, E Deffuneb, ACM Luzoa
a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil
b Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu, SP, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados

O Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (SCUP) tem se destacado como uma valiosa fonte de citocinas e Fatores de Crescimento (FCs). Neste estudo, o objetivo foi investigar a presença de citocinas e FCs no sobrenadante de concentrado de hemácias obtido a partir de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário (CH-SCUP) e de Doadores Adultos (CH-A), visando compreender suas características bioativas.

Material e métodos

Para obter o sobrenadante contendo FCs e citocinas, realizamos a centrifugação do CH-SCUP e CH-A, seguida de dosagens por imunoensaios single-plex e multiplex.

Resultados

As análises revelaram a presença de citocinas e FCs relacionadas à angiogênese, neoangiogênese, processos pró-inflamatórios e efeitos imunomoduladores, além da dosagem de IGF-1, IGFBP3 e Insulina. A concentração de todas as substâncias, exceto insulina, foi maior nos CH-SCUP em comparação com os CH-A. PDGF e Trombospodina-2 não foram detectados em CH-A.

Discussão

A presença dessas citocinas e FCs nos CH-SCUP e CH-A fornece informações valiosas sobre as características desses hemocomponentes. Os resultados indicam que o CH-SCUP pode disponibilizar uma quantidade mais significativa de fatores de crescimento e citocinas do que o CH-A nas terapias transfusionais. Além disso, a análise do plasma sobrenadante do SCUP abre possibilidades para sua aplicação no campo da medicina regenerativa, devido às suas propriedades bioativas.

Conclusão

Compreender a gama de fatores bioativos presentes no SCUP apresenta um potencial promissor para futuras abordagens clínicas. O CH-SCUP mostrou-se uma fonte rica em citocinas e FCs, sugerindo benefícios terapêuticos significativos em comparação ao CH de Doadores Adultos. Esses resultados ampliam as perspectivas de aplicação do SCUP em terapias transfusionais e medicina regenerativa, destacando sua relevância como uma valiosa fonte de recursos para benefício dos pacientes.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas