Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S453-S454 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S453-S454 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
CAPACITA MS COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO EM COAGULOPATIAS JUNTO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE
Visitas
227
MM Franceschia, N Santosb, M Vavasa, E Rosaa
a Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (HEMOSUL), Campo Grande, MS, Brasil
b Associação de Pessoas com Hemofilia e outras Coagulopatias de Mato Grosso do Sul (APHEMS), Campo Grande, MS, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Objetivo

Promover o CAPACITA MS, um evento regionalizado de qualificação em coagulopatias, junto a profissionais de saúde dos municípios do estado de Mato Grosso do Sul, com o intuito de capacitá-los a melhores diagnósticos, conhecimento da gravidade dos sangramentos, consequências ortopédicas e risco de morte, profilaxia e tratamentos.

Material e métodos

Evento realizado nas três principais regiões que reúnem a maioria dos pacientes em coagulopatias do estado: Campo Grande, Dourados e Coxim. Foi aplicada uma Pesquisa de Opinião, no início do curso e outra no final, contendo as mesmas perguntas, para que fosse possível um parâmetro real do antes e depois da iniciativa. Responderam 76 profissionais que completaram a jornada (100% dos participantes que concluíram). A pesquisa continha nove perguntas abertas. Os temas abordados foram: diagnóstico precoce, profilaxia, tratamento domiciliar, sangramentos musculares, artrose em coagulopatias e risco de morte. As questões receberam uma escala de avaliação de 0 a 4, quanto ao grau de conhecimento por assunto, sendo 0 o menor e 4 o maior conhecimento apresentado.

Resultado

Os dados compilados das 76 pessoas que responderam a pesquisas, tanto no primeiro momento, antes do início do curso, quanto no segundo momento, ao término do mesmo, apresentaram um crescimento significativo no grau de conhecimento dos profissionais de saúde das regiões participantes, em relação aos assuntos abordados no CAPACITA MS. Na pesquisa realizada no início do curso a média do índice de conhecimento dos assuntos abordados foi de 56,75%. Na pesquisa aplicada no final do curso de capacitação, a média do índice apresentado foi de 84,75%.

Discussão

No parâmetro, a análise quantitativa do estudo demonstra um crescimento de 28% no nível de conhecimento dos participantes, o que agrega resultados significativos à abordagem nas unidades de saúde, por parte desses profissionais. Na análise realizada de forma qualitativa, os participantes demonstraram mais conhecimento sobre os sangramentos, mas não apresentaram conceitos e prática significativos quanto à profilaxia e tratamentos disponíveis. Também não conheciam sobre os problemas articulares decorrentes e possibilidade de artrose e sequelas. Percebeu-se como a iniciativa foi relevante, pois agregou conhecimento em áreas aprofundadas sobre coagulopatias, que se apresentavam desconhecidas antes da ação, pelo público abordado.

Conclusão

Percebeu-se que ações de qualificação junto a profissionais de saúde são essenciais para que estes possam oferecer capacidade em atendimento e diagnóstico precoce. A abordagem dos assuntos tratados, mostraram-se importantes para que compreendam a diferença de gravidade entre pacientes convencionais e pessoas que apresentam coagulopatias, nas intercorrências da vida cotidiana. Capacitar profissionais de saúde continuamente é uma ferramenta relevante de viabilidade de uma vida sem sangramentos e sequelas às pessoas com coagulopatias.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas