Compartilhar
Informação da revista
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S871 (Outubro 2023)
Compartilhar
Compartilhar
Baixar PDF
Mais opções do artigo
Vol. 45. Núm. S4.
HEMO 2023
Páginas S871 (Outubro 2023)
Acesso de texto completo
ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO PROCESSAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE HEMOCOMPONENTES EM UM HEMOCENTRO DO DF: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Visitas
174
AKR Andrade
Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), Brasília, DF, Brasil
Este item recebeu
Informação do artigo
Suplemento especial
Este artigo faz parte de:
Vol. 45. Núm S4

HEMO 2023

Mais dados
Introdução

A área de enfermagem possui alta capilaridade nos diversos segmentos da saúde, não diferente, observa-se sua atuação em todos os processos da hemoterapia. Entretanto, as etapas relacionadas ao processamento, produção, armazenamento, inspeção, estoque e liberação, em que pese existir previsão legal para sua atuação neste segmento, constitui tema pouco explorado cientificamente dentro do rol de atividades desempenhadas por enfermeiros, como ocorre na Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), onde foi tradicionalmente ocupado por profissionais de outras áreas, como biomédicos e farmacêuticos. No entanto, a visão e a experiência do enfermeiro do processo completo são um diferencial para contribuir na melhora dos resultados nessa área logística da hemoterapia pois a natureza do trabalho confere ao profissional a capacidade de planejar, coordenar, supervisionar, direcionar, avaliar o processo de trabalho em saúde e executar atividades assistenciais ao mesmo tempo.

Objetivo

O estudo tem por objetivo compartilhar a experiência do primeiro enfermeiro na Diretoria de Processamento e Distribuição de Hemocomponentes (DPDH) da FHB, apontando as dificuldades a serem superadas, abrindo espaço para que novas pesquisas sejam realizadas, melhorando suas rotinas e capacitação dos profissionais envolvidos.

Métodos

Pesquisa descritiva, tipo relato de experiência, com informações obtidas por meio de observação participante na DPDH/FHB, com início das atividades em março de 2023. A observação e o treinamento foram realizados acompanhando as atividades executadas por técnicos e analistas com contribuição de todas as áreas envolvidas utilizando as normas institucionais, que dispõe sobre as boas práticas no ciclo do sangue.

Resultados e discussão

Os resultados mostraram as dificuldades deste setor logístico em lidar com os demais segmentos da FHB, justamente por se concentrar nos procedimentos internos, isolando-se dos demais setores, como coleta, captação e triagem, demonstrando uma necessidade de articulação intersetorial ao longo do ciclo do sangue. Além disso, a portaria conjunta SEAP/FHB nº 15/12/2014,que estabelece as respectivas atribuições do cargo, não menciona com clareza as atividades do Enfermeiro no processamento e distribuição dos hemocomponentes, o que tornou um ponto de preocupação sobre as especificidades do trabalho a ser realizado gerando dúvidas de como orientar o treinamento destes profissionais pelos gestores, sugerindo a necessidade de um maior incentivo do hemocentro a buscar capacitações não só nas já estabelecidas, mas também em outras instituições nacionais e internacionais para o conhecimento e atualização das normas e práticas vigentes.

Conclusão

Este trabalho abre caminhos para novas pesquisas, buscando a construção de um processo de trabalho com contribuição multiprofissional, ampliando o conhecimento adquirido e fomentando a articulação entre setores e atores envolvidos no ciclo do sangue, consolidação da profissão de enfermagem também nesta área do conhecimento, ajudando na valorização profissional frente à sociedade e favorecendo a criação de estratégias mais efetivas de gestão na produção, estoque e uso racional dos hemocomponentes com as contribuições específicas de cada profissional.

O texto completo está disponível em PDF
Idiomas
Hematology, Transfusion and Cell Therapy
Opções de artigo
Ferramentas